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Sonic ganhou uma edição especial de Aniversario, que poderia ser chamado de jogo em edição definitiva

JOGO IMPOSSIVEL do SONIC ?! | Sonic 1 Anniversary – Rk Play

Espero que gostem!

Arte de @artedocarneiro

Edição @gabrielbarge

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HISTORIA DE FAN GAMES SONIC

Playlist

Sonic the Hedgehog (em japonês: ソニック・ザ・ヘッジホッグ Sonikku za Hejjihoggu?) é um jogo eletrônico de plataforma produzido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o Sega Genesis/Mega Drive. Foi lançado originalmente na América do Norte em junho de 1991 e na região PAL no mês seguinte. O jogo segue a história do ouriço antropomórfico chamado Sonic em sua missão de derrotar o Doutor Eggman, um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as mágicas Esmeraldas do Caos. A jogabilidade de Sonic the Hedgehog envolve coletar anéis como forma de ganhar vidas e um esquema de controle simples, com saltos e ataques controlados por um único botão.

O desenvolvimento começou em 1990, quando a Sega ordenou a sua equipe de produção AM8 a criação de um jogo com uma mascote para a empresa. Depois de considerarem várias sugestões, eles escolheram um ouriço azul com espinhos ao longo de sua cabeça e espinha e se renomearam “Sonic Team” para combinar com a personagem. Sonic the Hedgehog, projetado para ter uma jogabilidade rápida, foi influenciado pelos jogos da série Super Mario, criada por Shigeru Miyamoto. O jogo usa uma técnica inovadora que permite ao sprite de Sonic rolar ao longo de um cenário curvo, originada numa demonstração criada pelo programador Yuji Naka. A música foi composta por Masato Nakamura da banda de J-pop Dreams Come True.

O jogo foi bem recebido pela crítica, sendo considerado um dos melhores da história, com elogios dados aos seus efeitos visuais, áudio e jogabilidade. Além disso, foi comercialmente bem sucedido, estabelecendo o Genesis/Mega Drive como um dos consoles-chave da era de 16 bits, permitindo-lhe competir com o Super Nintendo Entertainment System da Nintendo. O jogo também recebeu vários portes e inspirou a criação de vários clones, gerando uma franquia de sucesso nos anos seguintes, bem como adaptações para outros meios de comunicação.

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Análise

Marvel Cosmic Invasion – Dando certo em um genero morto

Vejam que absurdo. No momento em que todos os jogos de super-heróis começam a fracassar, uma empresa indie pega um grupo de personagens que já estão saturados — os heróis da Marvel — e decide não fazer mais um jogo triple A cheio de gráficos realistas e promessas vazias. Em vez disso, eles voltam às origens e colocam os heróis dentro de um gênero que muita gente considera morto: os clássicos “brigas de rua”.

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Vejam que absurdo. No momento em que todos os jogos de super-heróis começam a fracassar, uma empresa indie pega um grupo de personagens que já estão saturados — os heróis da Marvel — e decide não fazer mais um jogo triple A cheio de gráficos realistas e promessas vazias. Em vez disso, eles voltam às origens e colocam os heróis dentro de um gênero que muita gente considera morto: os clássicos “brigas de rua”.

E, pasmem, deu muito certo.

O jogo se chama Marvel Cosmic Invasion, e ele é praticamente o sucessor espiritual de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. A mesma empresa decidiu trocar as tartarugas pelos heróis da Marvel — o que trouxe muito mais possibilidades, poderes e combinações de personagens. O resultado? Um jogo simples de jogar, mas profundo e divertido, com um visual vibrante que lembra Marvel vs Capcom.

No momento em que escrevo este post, o jogo conta com uma demo disponível na Steam, e vai sair para todas as plataformas, com versão física confirmada (inclusive com possibilidade de chegar ao Brasil — se chegar, o link estará na descrição!).


💥 Jogabilidade clássica e viciante

O jogo traz duplas de heróis em ação. Dá pra jogar, por exemplo, com Homem-Aranha e Venom, uma combinação perfeita! O estilo de combate mistura ataques leves, agarrões, esquivas e golpes especiais únicos de cada personagem — e sim, dá pra alternar entre os dois heróis durante a luta.

Cada um tem um toque próprio:

  • Venom é brutal e corpo a corpo, sem projéteis.
  • Homem-Aranha usa teias para prender inimigos e lançar combos a distância.
  • Nova pode voar e lançar rajadas de energia, ótimo contra inimigos aéreos.
  • Capitão América é ágil e usa o escudo como arma e golpe especial.
  • Tempestade invoca ventos e trovões devastadores, lembrando os tempos de X-Men 97.
  • Wolverine é rápido e visceral, com fator de cura limitado, mas muito útil.
  • She-Hulk entra como substituta do Hulk (que pode aparecer como chefe no futuro).
  • Rocket Raccoon é o mais técnico, com ataques à distância e explosivos.
  • Phyla-Vell, uma heroína cósmica misteriosa, usa espadas energéticas e ataques venenosos.

A progressão de personagens é feita por níveis de experiência (XP) obtidos ao derrotar inimigos, e o sistema de combos lembra uma evolução natural de Shredder’s Revenge, só que com mais profundidade e fluidez.


👾 Invasão cósmica e referências por toda parte

A história começa com uma invasão alienígena na Terra, controlando vilões e causando o caos. Na demo, enfrentamos o Besouro (vilão clássico do Homem-Aranha) e depois o Treinador (Taskmaster), dentro do porta-aviões da SHIELD invadido por soldados da I.M. e alienígenas.

O jogo é cheio de referências ao universo Marvel:

  • O Clarim Diário mostra manchetes colocando o Aranha como ameaça.
  • O desaparecimento de Norman Osborn é mencionado.
  • Vemos outdoors da Indústria Fisk, o Rei do Crime.
  • E até uma série parodiando Grey’s Anatomy aparece como easter egg.

Tudo isso enquanto Nova York está sendo invadida e o caos reina nas ruas.


🎮 O veredito

Mesmo com apenas duas fases na demo, Marvel Cosmic Invasion já mostra o potencial de ser um dos melhores jogos da Marvel em anos. Ele entende o que faz um jogo divertido: gameplay sólido, cooperação local e carisma dos personagens.

Nada de promessas de mundo aberto ou microtransações — aqui é diversão pura e retrô com um toque moderno.

Se você sente falta dos bons tempos dos beat ‘em ups e quer ver a Marvel brilhar de novo nos games, esse é o título pra ficar de olho.

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Games

Vale a pena jogar Fórmula Legends?

Esse aqui é um jogo de corrida que presta homenagem às antigas corridas de Fórmula 1, passando por várias décadas de evolução. Mesmo sem usar nomes de pilotos famosos, ele consegue transmitir muito bem o clima da época em cada categoria.

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Esse aqui é um jogo de corrida que presta homenagem às antigas corridas de Fórmula 1, passando por várias décadas de evolução. Mesmo sem usar nomes de pilotos famosos, ele consegue transmitir muito bem o clima da época em cada categoria.

No Switch, ele não tenta ser um simulador super realista (até porque o console não teria essa pegada), mas entrega uma jogabilidade que fica no meio-termo: não é caótica como um Mario Kart ou Sonic Racing, mas também não chega a ser aquela simulação pesada. É para quem curte o estilo clássico de Fórmula 1, mas com um toque mais acessível.

⚠️ O problema é que ele é bem simples e, para o preço que pedem, pode pesar no bolso.
👉 Agora me conta: se você for pegar esse jogo, vai jogar em qual plataforma? Quem sabe a gente se encontra online. 😉

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