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Depois de muitos anos, finalmente a Sega está oficializando o Sonic Verso. O Sonic X Shadow Generations vai ter três skins e agora confirmou a skin do Sonic clássico direto do Sega Saturn, e é sobre isso que vou falar neste vídeo. Então já deixa um like, se inscreve, meu amigo, porque é uma excelente notícia para os jogadores de Sonic! Eu estou vendo a galera pirando aqui na internet e eles realmente têm razão para ficarem loucos com isso. A Sega oficializou o Sonic Verso no Sonic Shadow Generations. Para resumir bem, ela confirmou três skins: o Sonic do Sega Saturn tirado do Sonic Jam, o Sonic do Sonic Adventure DX e, claro, o Terios, que é o protótipo do Shadow.

Só que ela não usou aquela nomenclatura “Sonic Verso”. Eu que coloquei aqui em vários vídeos no YouTube brasileiro, né? Você conhece aquela famosa playlist “História do Sonic no Sonic Verso”, que eram mods feitos por toda aquela comunidade de fãs do Sonic que alteravam fases, personagens e NPCs. Eu adorava isso, porque nesses mods você tinha a possibilidade de jogar com várias skins e personagens que não fariam parte normalmente de um jogo do Sonic. E é inacreditável, cara, as possibilidades que isso dá.

A Sega, durante muitos anos, ignorou a existência dos fan games, tanto que o Sonic Mania surgiu por causa de modificações de fãs e também de trabalhos de fan games. Por isso, ela acabou contratando os caras para fazer esse jogo. Só que colocar um Sonic Verso dentro dos jogos principais… bom, ela demorou muito para fazer isso. No máximo, a gente viu com o Sonic Dash e, claro, o Sonic Forces Speed Battle.

Nesse novo jogo, que você já viu aí na capa e no título do vídeo, eu vou te falar: são três. O primeiro que foi revelado era o Terios, o protótipo do Shadow, e ele é muito insano porque remete a uma versão protótipo da história do Sonic Adventure 2. Ele é muito parecido com o Sonic no design, só que ele tem uma cicatriz e uma cor mais cinza, e é por isso que, na história do Sonic Adventure, a galera meio que se confunde com o Sonic, achando que ele era o Shadow. Bom, no final, a Sega fez o redesign, e que bom que trocou, porque esse design é bastante feio, mas ela resolveu resgatar ele aqui.

O mais recente que foi anunciado era o Sonic Retrô, que saiu direto do Sega Saturn. Aquela pseudo era 3D onde o Sonic não ganhou um jogo principal para chamar de seu, tipo o Sonic 3D Blast. Não é 3D de verdade, é pré-renderizado. O Sonic X-treme, que deveria ser o primeiro grande jogo 3D do Sonic, também foi jogado fora, e olha que ele tinha um modelo 3D horroroso. E depois veio o pré-escola do Sonic, que é o Sonic Jam. Esse jogo não é uma coisa que a galera fala que é maravilhosa; ele é quase um Sonic Origins lançado naquele momento, sabe? É uma coisa que a Sega nem lembra que existiu direito.

Ele era um jogo que tinha um hub 3D para fazer pequenas missões onde você saía pegando anéis, corria o mais rápido possível ou saía voando com o Tails. Mas só isso, não tinha nada demais. Lá você via algumas animações que eram trailers comerciais, um piloto de uma animação do Sonic que nunca foi lançada, e, claro, ainda tinha a coletânea de jogos do Mega Drive relançada pela milésima vez. Aqui começou o pesadelo: eles esqueceram de lançar o Sonic CD, para ver como esse jogo era raro nessa época esquisita.

Esse era o Sonic que, a princípio, você jogava ali. Ele é um protótipo de exploração 3D que a Sega depois foi trabalhar no Sonic Adventure, tanto que as animações e modelos que tinham esses presets que eram usados na modelagem e animação 3D foram reutilizados depois no Sonic Adventure.

E o Sonic 3D com o moderno vai ser quem, cara? Você vai ficar empolgado: é o Sonic do Sonic Adventure. Meu amigo, a galera reclama assim. Eu vi que uma galera reclamou até do Sonic Generations, mas pô, a galera tá reclamando do Sonic moderno com a skin do Sonic Adventure? Ela está muito mais próxima da skin que você via lá no Sonic Adventure DX, que era o relançamento para GameCube e também para PC. Só que assim, a galera está realmente reclamando disso porque queria algo muito mais próximo do modelo 3D que foi usado lá no Sonic Adventure no Dreamcast.

Cara, entenda que a Sega quis fazer essa revisão e, para ela, essa aqui é a versão definitiva. Porque todas as vezes que o Sonic Adventure foi relançado, ele sempre usava como base o modelo que a gente conhece do Sonic Adventure e do Sonic Adventure DX, que está muito mais próximo daquela arte da capa. É o visual mais definitivo dele, ele tem muito mais polígonos e muito mais detalhes. Enfim, é o que acabou sendo relançado e a Sega está colocando aqui agora.

A gente percebe que a Sega, de vez, abriu a cabeça para colocar o Sonic Verso. E sabe por que ela está fazendo isso? Porque ela viu ao longo de todos esses anos um movimento inacreditável de fãs que sempre pegavam os jogos do Sonic no primeiro momento e colocavam mods. Pô, o Sonic Superstar também ganhou skin, sabe? Do coelho que era o protótipo do Sonic Clássico com uma roupa do Shadow para o Sonic. E como a galera ficou bolada! A galera da internet conseguiu colocar até o Shadow jogável no lugar do Sonic, fazendo uma coisa que a Sega não faz.

Na minha suspeita, os mods que vão lançar para PC provavelmente vão ser compatíveis tanto da versão original quanto da nova. Porque, como se trata de um remaster, já aconteceu de muitos jogos que foram remasterizados quase que terem o mesmo suporte para os dois jogos. Então, não ficaria nem um pouco surpreso se, de uma forma bem rápida, a comunidade de mods do Sonic Generations original conseguisse adaptar todos os mods para a nova versão.

Agora, o que muda mesmo de verdade é a questão do Shadow. A gente não sabe como vai ser a programação dele, mas como ele está usando uma engine própria e se baseia em todas as mecânicas que foram acrescentadas no Sonic Frontiers, e ainda tem gente que fala que a expansão do Shadow no Sonic Generations é quase um jogo próprio. Talvez uma DLC própria que deveria ser lançada para o Sonic Frontiers. A gente possa imaginar que os mods seriam programados novamente para ele, porque ele não vai ter muitas coisas novas para poder aproveitar.

A imagem do Terios aqui já mostra que ele vai ter upgrade de skill, e isso vai ser bastante novo, porque a gente não sabe como isso vai funcionar no Sonic Generations. Mesmo tinha mais skill de Super Sonic, então imagina o que vai acontecer caso todas essas transformações apareçam aqui e precisem ganhar uma nova programação ou talvez novos mods. Bom, isso é uma coisa que a galera de hack vai ter que se preocupar, porque o Shadow não vai ser jogável nas fases principais. Você só vai conseguir jogar com ele na campanha própria, já que ele é um jogo quase que isolado.

A minha teoria, e eu fiquei comentando isso lá no meu Instagram nos Stories, é que esse jogo talvez era para ter sido um jogo solo do Shadow, mas como a Sega não teve tempo suficiente para trabalhar nele, ela resolveu fazer com que esse jogo fosse relançado com Sonic Generations para colocar como se fossem dois jogos em um e ainda cobrar o precinho básico de R$300, já que ela está cobrando bastante preço cheio em quase todos os jogos desde o lançamento do Sonic Frontiers, Superstars e até mesmo aquele. Bom, é só esperar para ver o que vai acontecer no futuro.

Por isso que eu indico que você, que vai jogar Sonic Generations e quer colocar mods, jogue apenas no PC. Agora, se você vai jogar em console, entenda que nada disso aqui funciona, porque é impossível hackear um jogo de console, quero dizer, de maneira oficial, se é que me entende.

Ah, meu amigo, eu fico muito insano percebendo tudo isso. É uma forma de normalizar e oficializar o Sonic Verso. Mas se você acha que isso é pouco, entenda que você pode modificar caso jogue no PC. E antes que você ache que isso é, sei lá, uma coisa inédita, vou te falar que a galera do PC está muito tempo à frente, porque, ó, há vários anos, acho que desde 2019, eu falo sobre o Sonic Verso aqui no meu canal. Nessa playlist, eu já falei de mais de 500 mods no Sonic Generations. Mesmo você já conseguia jogar com todas essas três skins que a Sega acabou anunciando só agora. Mas para a galera do console, é uma solução e uma forma oficial.

Mas, meu amigo, se você quiser saber como os fãs estavam muito tempo à frente da Sega, clica nesse card aqui. Tem uma playlist real de Sonic Verso com todas essas skins que a Sega anunciou e muito mais. Muito obrigado, valeu, fui, e até o próximo vídeo.

Análise

Evolução dos Jogos de Corrida do Sonic – Do Drift ao CrossWorlds

Alguns são excelentes, outros… nem tanto. Mas uma coisa é certa: o maior velocista dos videogames tinha que ter sim seus próprios jogos de corrida. E ao longo dos anos, a SEGA lançou várias tentativas — algumas memoráveis, outras desastrosas.

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Alguns são excelentes, outros… nem tanto. Mas uma coisa é certa: o maior velocista dos videogames tinha que ter sim seus próprios jogos de corrida. E ao longo dos anos, a SEGA lançou várias tentativas — algumas memoráveis, outras desastrosas.

Hoje, vou te levar por uma viagem completa por todos os jogos de corrida do Sonic, incluindo o Sonic Racing Crossworlds, que tive a chance de testar antecipadamente! Então já deixa um gostei, salva esse post e vem lembrar de cada um desses jogos comigo.


🏁 O Começo: Sonic Drift no Game Gear

A jornada começou no Game Gear com Sonic Drift.
Um jogo simples, exclusivo de portátil, onde o Sonic pilotava um conversível vermelho. Foram dois jogos, com fases inspiradas nas clássicas do Mega Drive e power-ups que davam habilidades especiais como boost, bombas e saltos.

Apesar da simplicidade, foi o ponto de partida para o ouriço no mundo da velocidade sobre rodas.


🚶‍♂️ Sonic R – O Mais Sonic de Todos

Lançado no Sega Saturn, Sonic R é o jogo de corrida mais… Sonic possível.
Nada de carros: os personagens corriam a pé, planavam, voavam ou usavam Eggmobiles. Apesar de ter só cinco pistas, todas tinham múltiplas rotas e segredos.

O controle era complicado, mas o conceito era tão original que até hoje é lembrado com carinho — inclusive ganhou um remake não oficial dentro do Roblox com multiplayer online e nova pista!


🛹 Sonic Riders – Futurismo, Pranchas e Corrida de Verdade

O Sonic Riders levou tudo para um universo alternativo futurista.
Corridas em pranchas voadoras, rivalidade com os Babilônicos e classes de personagens (velocidade, voo e força) tornaram o jogo complexo e divertido.
Teve sequências:

  • Sonic Riders: Zero Gravity — trouxe a antigravidade e controles mais difíceis.
  • Sonic Free Riders — exclusivo de Kinect, virou quase um jogo de dança. A ideia era boa, mas o controle por movimento matou a experiência.

🏎️ Sonic & SEGA All-Stars Racing – Crossovers e Diversão

Aqui, o Sonic dividia a pista com personagens como Alex Kidd, Ulala, Opa-Opa, Ryo Hazuki e muitos outros.
Era uma espécie de Mario Kart com cara da SEGA. Fases inspiradas em franquias clássicas, trilha sonora remixada e jogabilidade equilibrada.

Depois veio o aclamado:

🔁 Sonic & All-Stars Racing Transformed

Com pistas que mudavam a cada volta, veículos que viravam aviões e barcos, esse jogo foi um salto técnico e criativo.
Teve versões para várias plataformas, incluindo uma mobile que infelizmente foi retirada das lojas.


🚗 Team Sonic Racing – O Que Quase Acabou Com Tudo

Team Sonic Racing foi uma aposta arriscada.
Ao invés de continuar com o estilo crossover, focaram só no universo Sonic. Introduziram a mecânica de times, onde você corre em trio e compartilha itens — uma ideia inspirada em Sonic Heroes, mas mal executada.

Mesmo com trilha sonora fantástica, pistas recicladas e algumas boas ideias, o jogo não agradou o público. A melhor versão dele? A exclusiva do Apple Arcade, que melhorou tudo com pistas novas, balanceamento e personagens adicionais como o Sonic Clássico.


🆕 Sonic Racing Crossworlds – O Futuro Está Aqui!

E finalmente chegamos ao Sonic Racing Crossworlds, o próximo grande jogo de corrida do Sonic, feito pela própria Sonic Team.

Esse jogo promete revolucionar:

  • Portais no meio da corrida que te transportam para novas pistas em cada volta
  • Jogabilidade mais frenética e veloz
  • Estilo crossover de volta com personagens como Steve do Minecraft, Hatsune Miku, Bob Esponja, Avatar, Yakuza e até Tartarugas Ninja!

Tive a chance de jogar antecipadamente e te digo: está incrível!
Se quiser saber mais, confira o vídeo completo no canal — o link está aqui na descrição ou no card.


🚦 ou seja…

O Sonic pode ter começado correndo a pé, mas sua jornada pelas pistas dos games foi cheia de altos e baixos. Mesmo assim, é impossível não se empolgar com o retorno triunfal em Crossworlds.

Com tantos estilos, mecânicas e ideias diferentes, os jogos de corrida do Sonic são um verdadeiro reflexo da ousadia (e da loucura) da SEGA.

E aí, qual é o seu favorito? Comenta aí e compartilha com quem é fã do ouriço azul!

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O Grande PROBLEMA do Sonic Racing Crossworlds que Ninguém Fala

Sonic Racing Crossworlds é aquele jogo que muitos fãs do ouriço azul esperavam que fosse a redenção dos jogos de corrida da franquia — algo que pudesse até rivalizar com Mario Kart 8 Deluxe ou o recém-anunciado Mario Kart Road. Mas será que ele realmente entrega isso?

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Sonic Racing Crossworlds é aquele jogo que muitos fãs do ouriço azul esperavam que fosse a redenção dos jogos de corrida da franquia — algo que pudesse até rivalizar com Mario Kart 8 Deluxe ou o recém-anunciado Mario Kart Road. Mas será que ele realmente entrega isso?

Depois da recepção morna de Team Sonic Racing, as expectativas estavam altas. E não dá pra dizer que o jogo não está tentando. Mas tem muita coisa aqui que deixou os fãs, incluindo eu, com um pé atrás.


Preço cheio que assusta

Vamos começar com o preço: R$350 na Steam e R$400 no PlayStation. Isso por um jogo que nem mesmo conta com modo história, e que ainda não entregou gameplay suficiente para justificar essa cobrança. Nem todo fã vai achar isso justo — especialmente os brasileiros, que estão cada vez mais cautelosos com os preços dos games.


Cadê o charme do Sonic Riders?

Um dos maiores destaques no anúncio foi o retorno da Stream Gear, aquela prancha voadora do Sonic Riders. Muita gente (inclusive eu) ficou empolgada com essa referência. Mas ao testar, percebi que o item não tem nada da jogabilidade clássica do Riders.

Sem mecânicas de “ar”, níveis com anéis, boosts, ou técnicas diferenciadas de manobra — a prancha virou só uma skin de carro com curva um pouco diferente. Nada que se aproxime da experiência original.


Jogabilidade técnica demais?

Outro problema é que Sonic Racing Crossworlds parece estar apostando numa jogabilidade mais “técnica”. As curvas são travadas, os drifts não fluem como nos jogos anteriores, e até quem jogou muito All-Stars Racing vai sentir a diferença.

Nos meus testes com o beta, foi difícil se acostumar com os controles. Até mesmo quem curte jogos de corrida pode acabar frustrado, especialmente se espera algo mais casual como Mario Kart. E olha que nem testei a Stream Gear direito ainda…


Sem modo história e com foco em DLCs

Sim, infelizmente, não há modo história. O single player será apenas um modo copa padrão, como em clones genéricos de kart. O que desanima, especialmente porque até Team Sonic Racing trouxe uma campanha razoável, com cutscenes e progressão.

Além disso, o jogo já começa com passe de temporada e conteúdo DLC, incluindo personagens de fora do universo Sonic, como:

  • Joker (Persona 5)
  • Ichiban (Like a Dragon)
  • Hatsune Miku
  • Colaborações com Minecraft, Bob Esponja, Avatar e até Tartarugas Ninja

Legal? Pode ser. Mas isso também pode indicar um caminho perigoso na monetização.


Whisps de novo?

Os itens do jogo ainda usam os Whisps de Sonic Colors como power-ups, o que cansa. Existem tantas opções melhores e mais “Sonic” que poderiam estar no lugar, como:

  • Tênis do Sonic como boost
  • Monitores clássicos de escudo e anéis
  • Bombas do Dr. Eggman

Ao menos agora só metade dos itens são Whisps — diferente do Team Sonic Racing, onde eram todos.


Tem salvação?

Apesar dos pesares, há pontos positivos:

  • Crossplay entre plataformas — finalmente!
  • Disponível em todas as plataformas, até no primeiro Nintendo Switch
  • A Sega parece aberta a feedbacks, como foi com os testes beta

O jogo também pode baixar de preço rápido, como aconteceu com o próprio Team Sonic Racing, que hoje é encontrado por menos de R$100 em mídia física no Switch.


Sonic Racing Crossworlds é ambicioso, mas ainda está longe de ser o que a fanbase esperava. O jogo tenta agradar todo mundo, mas pode acabar afastando até os fãs mais antigos com suas escolhas de gameplay e monetização.

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