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Depois de muitos anos, finalmente a Sega está oficializando o Sonic Verso. O Sonic X Shadow Generations vai ter três skins e agora confirmou a skin do Sonic clássico direto do Sega Saturn, e é sobre isso que vou falar neste vídeo. Então já deixa um like, se inscreve, meu amigo, porque é uma excelente notícia para os jogadores de Sonic! Eu estou vendo a galera pirando aqui na internet e eles realmente têm razão para ficarem loucos com isso. A Sega oficializou o Sonic Verso no Sonic Shadow Generations. Para resumir bem, ela confirmou três skins: o Sonic do Sega Saturn tirado do Sonic Jam, o Sonic do Sonic Adventure DX e, claro, o Terios, que é o protótipo do Shadow.

Só que ela não usou aquela nomenclatura “Sonic Verso”. Eu que coloquei aqui em vários vídeos no YouTube brasileiro, né? Você conhece aquela famosa playlist “História do Sonic no Sonic Verso”, que eram mods feitos por toda aquela comunidade de fãs do Sonic que alteravam fases, personagens e NPCs. Eu adorava isso, porque nesses mods você tinha a possibilidade de jogar com várias skins e personagens que não fariam parte normalmente de um jogo do Sonic. E é inacreditável, cara, as possibilidades que isso dá.

A Sega, durante muitos anos, ignorou a existência dos fan games, tanto que o Sonic Mania surgiu por causa de modificações de fãs e também de trabalhos de fan games. Por isso, ela acabou contratando os caras para fazer esse jogo. Só que colocar um Sonic Verso dentro dos jogos principais… bom, ela demorou muito para fazer isso. No máximo, a gente viu com o Sonic Dash e, claro, o Sonic Forces Speed Battle.

Nesse novo jogo, que você já viu aí na capa e no título do vídeo, eu vou te falar: são três. O primeiro que foi revelado era o Terios, o protótipo do Shadow, e ele é muito insano porque remete a uma versão protótipo da história do Sonic Adventure 2. Ele é muito parecido com o Sonic no design, só que ele tem uma cicatriz e uma cor mais cinza, e é por isso que, na história do Sonic Adventure, a galera meio que se confunde com o Sonic, achando que ele era o Shadow. Bom, no final, a Sega fez o redesign, e que bom que trocou, porque esse design é bastante feio, mas ela resolveu resgatar ele aqui.

O mais recente que foi anunciado era o Sonic Retrô, que saiu direto do Sega Saturn. Aquela pseudo era 3D onde o Sonic não ganhou um jogo principal para chamar de seu, tipo o Sonic 3D Blast. Não é 3D de verdade, é pré-renderizado. O Sonic X-treme, que deveria ser o primeiro grande jogo 3D do Sonic, também foi jogado fora, e olha que ele tinha um modelo 3D horroroso. E depois veio o pré-escola do Sonic, que é o Sonic Jam. Esse jogo não é uma coisa que a galera fala que é maravilhosa; ele é quase um Sonic Origins lançado naquele momento, sabe? É uma coisa que a Sega nem lembra que existiu direito.

Ele era um jogo que tinha um hub 3D para fazer pequenas missões onde você saía pegando anéis, corria o mais rápido possível ou saía voando com o Tails. Mas só isso, não tinha nada demais. Lá você via algumas animações que eram trailers comerciais, um piloto de uma animação do Sonic que nunca foi lançada, e, claro, ainda tinha a coletânea de jogos do Mega Drive relançada pela milésima vez. Aqui começou o pesadelo: eles esqueceram de lançar o Sonic CD, para ver como esse jogo era raro nessa época esquisita.

Esse era o Sonic que, a princípio, você jogava ali. Ele é um protótipo de exploração 3D que a Sega depois foi trabalhar no Sonic Adventure, tanto que as animações e modelos que tinham esses presets que eram usados na modelagem e animação 3D foram reutilizados depois no Sonic Adventure.

E o Sonic 3D com o moderno vai ser quem, cara? Você vai ficar empolgado: é o Sonic do Sonic Adventure. Meu amigo, a galera reclama assim. Eu vi que uma galera reclamou até do Sonic Generations, mas pô, a galera tá reclamando do Sonic moderno com a skin do Sonic Adventure? Ela está muito mais próxima da skin que você via lá no Sonic Adventure DX, que era o relançamento para GameCube e também para PC. Só que assim, a galera está realmente reclamando disso porque queria algo muito mais próximo do modelo 3D que foi usado lá no Sonic Adventure no Dreamcast.

Cara, entenda que a Sega quis fazer essa revisão e, para ela, essa aqui é a versão definitiva. Porque todas as vezes que o Sonic Adventure foi relançado, ele sempre usava como base o modelo que a gente conhece do Sonic Adventure e do Sonic Adventure DX, que está muito mais próximo daquela arte da capa. É o visual mais definitivo dele, ele tem muito mais polígonos e muito mais detalhes. Enfim, é o que acabou sendo relançado e a Sega está colocando aqui agora.

A gente percebe que a Sega, de vez, abriu a cabeça para colocar o Sonic Verso. E sabe por que ela está fazendo isso? Porque ela viu ao longo de todos esses anos um movimento inacreditável de fãs que sempre pegavam os jogos do Sonic no primeiro momento e colocavam mods. Pô, o Sonic Superstar também ganhou skin, sabe? Do coelho que era o protótipo do Sonic Clássico com uma roupa do Shadow para o Sonic. E como a galera ficou bolada! A galera da internet conseguiu colocar até o Shadow jogável no lugar do Sonic, fazendo uma coisa que a Sega não faz.

Na minha suspeita, os mods que vão lançar para PC provavelmente vão ser compatíveis tanto da versão original quanto da nova. Porque, como se trata de um remaster, já aconteceu de muitos jogos que foram remasterizados quase que terem o mesmo suporte para os dois jogos. Então, não ficaria nem um pouco surpreso se, de uma forma bem rápida, a comunidade de mods do Sonic Generations original conseguisse adaptar todos os mods para a nova versão.

Agora, o que muda mesmo de verdade é a questão do Shadow. A gente não sabe como vai ser a programação dele, mas como ele está usando uma engine própria e se baseia em todas as mecânicas que foram acrescentadas no Sonic Frontiers, e ainda tem gente que fala que a expansão do Shadow no Sonic Generations é quase um jogo próprio. Talvez uma DLC própria que deveria ser lançada para o Sonic Frontiers. A gente possa imaginar que os mods seriam programados novamente para ele, porque ele não vai ter muitas coisas novas para poder aproveitar.

A imagem do Terios aqui já mostra que ele vai ter upgrade de skill, e isso vai ser bastante novo, porque a gente não sabe como isso vai funcionar no Sonic Generations. Mesmo tinha mais skill de Super Sonic, então imagina o que vai acontecer caso todas essas transformações apareçam aqui e precisem ganhar uma nova programação ou talvez novos mods. Bom, isso é uma coisa que a galera de hack vai ter que se preocupar, porque o Shadow não vai ser jogável nas fases principais. Você só vai conseguir jogar com ele na campanha própria, já que ele é um jogo quase que isolado.

A minha teoria, e eu fiquei comentando isso lá no meu Instagram nos Stories, é que esse jogo talvez era para ter sido um jogo solo do Shadow, mas como a Sega não teve tempo suficiente para trabalhar nele, ela resolveu fazer com que esse jogo fosse relançado com Sonic Generations para colocar como se fossem dois jogos em um e ainda cobrar o precinho básico de R$300, já que ela está cobrando bastante preço cheio em quase todos os jogos desde o lançamento do Sonic Frontiers, Superstars e até mesmo aquele. Bom, é só esperar para ver o que vai acontecer no futuro.

Por isso que eu indico que você, que vai jogar Sonic Generations e quer colocar mods, jogue apenas no PC. Agora, se você vai jogar em console, entenda que nada disso aqui funciona, porque é impossível hackear um jogo de console, quero dizer, de maneira oficial, se é que me entende.

Ah, meu amigo, eu fico muito insano percebendo tudo isso. É uma forma de normalizar e oficializar o Sonic Verso. Mas se você acha que isso é pouco, entenda que você pode modificar caso jogue no PC. E antes que você ache que isso é, sei lá, uma coisa inédita, vou te falar que a galera do PC está muito tempo à frente, porque, ó, há vários anos, acho que desde 2019, eu falo sobre o Sonic Verso aqui no meu canal. Nessa playlist, eu já falei de mais de 500 mods no Sonic Generations. Mesmo você já conseguia jogar com todas essas três skins que a Sega acabou anunciando só agora. Mas para a galera do console, é uma solução e uma forma oficial.

Mas, meu amigo, se você quiser saber como os fãs estavam muito tempo à frente da Sega, clica nesse card aqui. Tem uma playlist real de Sonic Verso com todas essas skins que a Sega anunciou e muito mais. Muito obrigado, valeu, fui, e até o próximo vídeo.

Games

O que aconteceu com a versão de Nintendo Switch do jogo Sonic Racing Crossworlds?

Eu joguei Sonic Racing Crossworlds na sua pior versão: a versão para Nintendo Switch. Polêmico, porque o jogo é muito elogiado em quase todas as plataformas. Então o que faria uma versão ruim de um jogo bom? É sobre isso que eu vou falar agora.

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Eu joguei Sonic Racing Crossworlds na sua pior versão: a versão para Nintendo Switch. Polêmico, porque o jogo é muito elogiado em quase todas as plataformas. Então o que faria uma versão ruim de um jogo bom? É sobre isso que eu vou falar agora.

Antes de mais nada, comenta qual versão do Sonic Racing você está jogando, deixa um gostei e salva esse post, porque vou falar da versão polêmica do Switch.

O que é o jogo e por que vale a pena

Se você ainda não conhece, Sonic Racing Crossworlds é um jogo de corrida estilo kart com muita velocidade, pistas inspiradas em jogos clássicos do Sonic e uma mecânica bem bacana. Na segunda volta você entra em portais que te levam para outra pista de forma aleatória, o que deixa as corridas imprevisíveis e divertidas.
Tem veículos variados, referências ao universo Sonic (inclusive a Storm Gear dos Sonic Riders) e um fator replay altíssimo.

O que muda na versão do Nintendo Switch?

Loadings maiores: não é insuportável, mas as telas de carregamento demoram mais do que em SSDs de consoles ou PC.
Gráficos simplificados: texturas mais borradas, menos efeitos como blur no turbo e elementos em volta das pistas simplificados.
Performance capada: o jogo roda a 30 FPS na prática, o que pode incomodar quem busca 60 FPS, mas não chega a comprometer completamente a jogabilidade.
Recurso exclusivo útil: suporte a algo parecido com download-play ou Game Share. Dá para jogar com várias pessoas sem que cada uma precise comprar o jogo, o que é um grande diferencial para quem quer jogar localmente com amigos.

Pontos positivos do Switch (por que eu gostei)

Mesmo capado, a versão do Switch tem vantagens claras:
Portabilidade: posso jogar em eventos, viagens ou onde quiser, e é justamente por isso que virou minha versão principal.
Conveniência do online local: juntar até oito pessoas no portátil é algo que muitos outros jogos não ofereceram.
Visual mais limpo: a falta de certos efeitos pode ser uma vantagem para quem prefere uma visão mais clara durante a corrida.

Vale a pena comprar no Switch?

Depende do que você prioriza. Se você quer a melhor experiência gráfica e máxima suavidade, as versões de PS5, Series ou PC são superiores. Agora, se você preza por jogar em qualquer lugar, por partidas locais com amigos e por uma experiência jogável e extremamente viciante, sim, vale a pena.

Um detalhe: a versão específica para Switch 2 foi adiada, e a versão atual é a do Switch 1. O upgrade técnico prometido deve trazer melhorias, como suporte a 60 FPS e novos recursos. Espero que esse upgrade não seja pago, seria chato, mas vamos ver como a Sega vai proceder.

Minhas conclusões

É capado, é polêmico, mas não é ruim. Para mim, a portabilidade e o modo de jogar em qualquer lugar tornaram essa a minha versão principal. Jogo todos os dias, pelo menos meia hora, e continuo viciado.
Se você curte corridas imprevisíveis, drift, turbos e partidas rápidas em trânsito, o Switch faz sentido

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Análise

Little Nightmares 3: o jogo de plataforma mais assustador do Nintendo Switch 2

Little Nightmares 3 finalmente foi lançado e, cara, que jogo incrível! Joguei ele no Nintendo Switch 2 e posso dizer que esse novo título da Bandai Namco é uma experiência que me surpreendeu demais. Diferente de muitos jogos de terror, ele mistura plataforma, puzzles e uma atmosfera sombria que te prende do início ao fim.

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Little Nightmares 3 finalmente foi lançado e, cara, que jogo incrível! Joguei ele no Nintendo Switch 2 e posso dizer que esse novo título da Bandai Namco é uma experiência que me surpreendeu demais. Diferente de muitos jogos de terror, ele mistura plataforma, puzzles e uma atmosfera sombria que te prende do início ao fim.

Agora o jogo conta com um modo cooperativo, mas mesmo jogando sozinho, você é acompanhado por uma IA que atua como segundo jogador, o que deixa a jogabilidade fluida e interessante. A sensação de estar resolvendo enigmas em ambientes escuros e misteriosos, com uma iluminação propositalmente sinistra, é algo que realmente te coloca dentro do clima gótico que o jogo propõe.

Apesar de ter elementos de susto, Little Nightmares 3 não é exatamente um terror tradicional. Ele é mais psicológico, mais denso, com aquele visual triste e sombrio que lembra um conto de fadas macabro. Essa identidade visual e o clima tenso tornam ele único no gênero.

Um ponto que me incomodou um pouco é que o jogo é bem curto, podendo ser finalizado em cerca de 4 a 5 horas. Mesmo assim, a experiência é tão intensa que me fez querer conhecer os dois primeiros jogos da franquia.

E sobre o desempenho: jogando no Nintendo Switch 2, ele me surpreendeu muito! Vi até comentários de pessoas achando que eu estava jogando no PC, de tão boa que é a otimização. Só revelei que era a versão de Switch no final, o que mostra como ela está bem feita.

Se você curte jogos de plataforma sombrios, com puzzles inteligentes e uma pegada de terror leve, Little Nightmares 3 é um título que vale demais a pena.
É, sem dúvida, o jogo de plataforma mais assustador que você vai jogar no Nintendo Switch 2.

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