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Sonic the Hedgehog Genesis, simplesmente se referindo a Sonic the Hedgehog no jogo, é um remake do Sonic the Hedgehog original para o Game Boy Advance. Foi lançado como parte da celebração do 15º aniversário de Sonic the Hedgehog, mas o jogo foi lançado apenas na América do Norte.
Jogabilidade
Sonic the Hedgehog Genesis é uma tentativa de trazer o primeiro lançamento do Sonic para o Game Boy Advance, mas enquanto muitos recursos artísticos são compartilhados, o mecanismo do jogo é completamente diferente e muito do áudio é muito mais simples. Em termos de conteúdo, é semelhante ao primeiro jogo, no entanto, o movimento Spin Dash de Sonic the Hedgehog 2 pode ser usado em um novo “modo de aniversário”. O jogo também inclui economia de bateria, permitindo que os jogadores revisem facilmente as etapas concluídas.
Embora alguns gráficos tenham sido alterados para se adequar melhor à resolução da tela do Game Boy Advance (240×160, versus os 320×224 usados no Mega Drive), muito permanece o mesmo que o jogo de 1991, significando que menos área de jogo é visível a qualquer momento. Isso torna o Gênesis um título mais difícil, pois é mais difícil ver o que está por vir. Os códigos de truques do jogo Mega Drive não foram portados.
Vencer o jogo desbloqueia o modo jukebox para ouvir a música do jogo. Coletar todas as seis Chaos Emeralds adiciona efeitos sonoros à jukebox.
Crítica
O Genesis foi amplamente criticado no lançamento por ser uma representação infiel do jogo original. Seu mecanismo não é preciso, com física de salto “mais pesada” dificultando a eliminação de algumas lacunas e taxas diferentes de aceleração / desaceleração, o que significa que o Sonic pode parar quase instantaneamente. Sonic também se recupera depois de ser atingido e pode reagir estranhamente a certos objetos, diminuindo o ritmo do jogo.
O mais notável é que Sonic the Hedgehog Genesis raramente mantém uma taxa de quadros consistente, diminuindo a velocidade sempre que há muitos objetos na tela. Essa variação no desempenho afeta severamente o tratamento de caracteres, tornando algumas seções da plataforma mais complicadas do que deveriam. Sprites posicionados parcialmente na tela geralmente não são renderizados, o que significa que objetos maiores aparecem mais abruptamente do que no Mega Drive. Efeitos como plataformas em colapso e paredes quebráveis também são simplificados.
O áudio é cortado, com versões mais simples de músicas do Sonic sendo geradas pelo hardware Game Boy Advance. Alguns efeitos sonoros são amostrados no hardware Mega Drive, mas a maioria também é gerada, desta vez a partir de ondas quadradas simples e um canal de ruído, semelhante ao jogo comum (monocromático) Game Boy e Game Boy Color. Alguns efeitos sonoros estão completamente ausentes.
Apenas alguns meses após o lançamento, o membro da comunidade Sonic Retro Stealth lançou Sonic the Hedgehog GBA, uma conversão mais precisa do Sonic the Hedgehog em hardware Game Boy Advance. Mais tarde, Stealth seria contratado pela Sega para ajudar a produzir a versão 2013 do jogo (e mais tarde Sonic Mania).
Quem esperava ver um remake ou remaster de Sonic Adventure em breve vai ter que esperar sentado. Takashi Iizuka, chefe da Team Sonic, afirmou em entrevista recente que não há planos para trazer o jogo de volta com gráficos e jogabilidade atualizados.
Segundo ele, adaptar Sonic Adventure para os padrões atuais de qualidade e expectativa dos jogadores demandaria tanto trabalho quanto criar um jogo totalmente novo. Por isso, Iizuka acredita que vale mais a pena focar em títulos inéditos.
“Ouço esse pedido com frequência e agradeço muito o carinho dos fãs pela série Sonic Adventure. Mas, quando penso no que seria necessário para atualizar o jogo aos padrões modernos, vejo que seria tão trabalhoso quanto desenvolver um novo. Por isso, penso que talvez seja melhor seguir com algo novo – e é por isso que não temos planos no momento.”
Essas declarações marcam uma mudança em relação a comentários anteriores do próprio Iizuka. No passado, ele demonstrou interesse em fazer um remake de Sonic Adventure, justamente para ajustar os pontos que não envelheceram bem no original.
Ele também já comentou sobre a vontade de criar Sonic Adventure 3, mas não se sabe se essa ideia ainda está nos planos.
Dentro do universo do Sonic, existem personagens com poderes incríveis e histórias marcantes. Outros, infelizmente, nem tanto. E tem aqueles que até tinham potencial, mas acabaram se tornando verdadeiros pesos mortos nas tramas principais dos jogos.
Hoje, vamos falar dos personagens mais inúteis da franquia Sonic — aqueles que, em vez de ajudarem, atrapalham a narrativa ou simplesmente estão lá para preencher espaço. Mas ó, deixa seu like, salva esse post, e volta aqui no futuro para me dizer se algum deles teve redenção em jogos mais recentes. Vamos nessa!
Big the Cat
Desculpa, mas não tem como defender. O Big foi criado com o nobre propósito de… introduzir uma mecânica de pesca em Sonic Adventure. O resultado? Um dos trechos mais odiados do jogo. A missão de pescar o sapo Frog (que engoliu uma Esmeralda do Caos e parte da criatura Chaos) é completamente desconectada do clima de urgência do resto da história.
Apesar de algumas aparições engraçadas em Sonic Adventure 2, Heroes e até como mecânica útil em Sonic Frontiers, ele continua sendo o meme ambulante da franquia.
🧠 Silver the Hedgehog
Personagem com poder psíquico, potencial imenso… e completamente desperdiçado. Em Sonic 2006, ele cai na manipulação do Mephiles e vira obstáculo para o próprio Sonic, atrapalhando diretamente a missão de salvar a princesa Elise.
Ele é mais forte que o Sonic? Sim. Mas só serve para atrasar o enredo. E em Sonic Generations, um jogo sobre viagem no tempo (tema perfeito pra ele!), Silver aparece apenas como um chefe rival. Triste.
🐰 Cream the Rabbit
A Cream é poderosa nos jogos 2D como Sonic Advance, com habilidades de voo e ataque à distância com o seu chao Cheese. Mas quando olhamos para o enredo, tudo se perde.
Ela é sequestrada em Advance 2, quase figurante em Heroes, e pouco memorável em Battle. A única exceção é sua parceria com a Blaze em Sonic Rush, que gerou até memes pela internet.
🧁 Vanilla the Rabbit
Mãe da Cream, aparece como motivação secreta em Sonic Advance 2… depois que você zera o jogo com todas as Esmeraldas. Nunca mais teve importância real em nenhum jogo. Uma personagem que literalmente foi criada só para ser sequestrada. Sumiu do mapa.
🕵️ Espio e o Time Chaotix
O Espio, o Vector e o Charmy são carismáticos, mas… sua relevância na história principal de Sonic Heroes é quase nula. Suas missões são bizarras, seu enredo é paralelo e, mesmo no final, se descobrirmos ou não quem é o verdadeiro vilão, o impacto deles é mínimo.
Eles funcionam mais como alívio cômico do que como personagens relevantes. Dá para cortar o time inteiro do enredo de Heroes que a história segue igual.
🥜 Knuckles the Echidna
Esse dói, mas é verdade. Knuckles é o guardião da Esmeralda Mestra… e também o campeão em ser enganado pelo Eggman. Em Sonic 3 e Adventure, ele cai na lábia do vilão, atrapalha o Sonic e entrega as Esmeraldas de bandeja.
Pior: a Esmeralda Mestra é destruída ou roubada quase sempre que aparece. O Knuckles virou praticamente o símbolo da burrice útil na franquia. A cereja do bolo? Ele também quase some de tramas principais há anos.
Esses personagens até tinham potencial, mas a Sega não soube aproveitá-los. E muitos deles só serviram para atrasar a história principal, virar meme ou fazer número.
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