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E se o Sonic 2 tivesse novas fases? Sonic Frenzy e sua história incrível

E se o Sonic 2 tivesse novas fases? Isso aqui é a ideia original do Sonic Frenzy, onde pega fases de outros jogos e também fases deletadas e adiciona tudo isso na história original do Sonic 2. Esse é aquele jogo onde o Tails foi sequestrado e o Sonic vai atrás dele. A história é contra o Silver Sonic, um robozinho maldito do Sonic 2 Master System que tem uma garra metálica. Aqui, ele sequestrou o Tails e o Sonic precisa ir atrás dele. A única maneira de salvar o Tails é impedindo o Silver Sonic, porque ele aprisionou a raposa. A missão do Sonic é passar por fases em busca de uma Esmeralda do Caos, e é sobre isso que eu vou falar agora: a história de Sonic 2 Frenzy.

Baixe a hack rom aqui – Download – OBS roda apenas em master system

Emerald Easley

A primeira fase aqui é a Emerald Easley, uma fase que provavelmente você não conhece, mas ela foi cancelada do Sonic 2 do Mega Drive. A única imagem que temos é essa arte conceitual que vazou na internet e está no Sonic Origins. É muito da hora porque tem os coqueiros da Green Hill, além de ser uma paisagem muito mais tropical e bem melhor do que aquela fase subterrânea do Sonic 2. Ele ainda está quebrando muitos blocos no chão, e o pior é que ele consegue entrar em cavernas. É muito insano ver que isso está à frente do tempo, quebrando as limitações do Master System. Tem até buracos aqui que não são buracos, já que o Sonic, quando cai, só toma dano. A sensação de velocidade aqui é um pouco maior, mas temos que lembrar que esse jogo é limitado. Quando chegamos ao chefão, a sensação de mudança é notável, já que tem o pôr do sol. Diferente da maioria dos jogos 8 bits do Sonic, você pode pegar vários anéis para garantir sua sobrevivência e ainda ganhar vidas. Aqui tem a planta piranha do mal enquanto você escapa de várias bombas que ficam quicando em sua direção, como se fosse uma grande armadilha. No final, o Silver Sonic aparece com a Egg Mobile tentando atropelar o Sonic, mas falha miseravelmente.

Casino Night 8 bits

Aqui estamos na versão 8 bits da Casino Night. É engraçado, nunca reparei que os jogos 8 bits não tinham uma fase de cassino para chamar de sua. Como aqui é o Master System, não tem aquelas mecânicas de pegar vários anéis em vários momentos, mas esse jogo colocou alguns monitores novos. Um exemplo é um monitor que você consegue pegar 25 anéis de uma vez só. É perfeito para pegar vários anéis porque o jogo é bastante generoso na quantidade de anéis que você pode pegar. Além de esteiras, tem claro, dadinhos, tubos e elevadores que são praticamente túneis onde o Sonic tem que pular para conseguir atravessar pro outro lado. O chefão aqui são passarinhos que saem em filhotes. A única forma que o Sonic pode vencer é derrotando-os para descer o andar e descobrir onde eles estão nascendo. Tudo isso para enfrentar o grande pássaro-mãe que ataca bolas de fogo pela boca. E bato o Sonic.

Chemical Plant

Chegamos à Chemical Plant, mais inspirada na Chemical Plant do Sonic Mania, já que tem líquido que mata (o azul) e o líquido verde que serve como trampolim. Esse é literalmente uma versão demake de uma fase do Mega Drive, saindo do clichê de fase de água e Green Hill. O tenso é o terceiro ato, que parece ter tido um blackout, está tudo muito mais escuro. Aqui tem um dos raros momentos em que você fica embaixo d’água naquele líquido roxo. O pior é que aqui tem uma foca como chefe, e ele fica fazendo malabares com o Sonic. Se você atacar do jeito errado, ele pode jogar você em cima do teto, que tem aquele líquido azul que também mata. Como eu morri para esse chefe, pelo amor de Deus.

Stardust Speedway

Finalmente chegamos à fase mais rápida do jogo, que é inspirada na Stardust Speedway do Sonic CD. O mais doido dessa fase é que você tem muitos momentos onde passa por templos, mas todas as instalações estão um pouco mais esverdeadas, mostrando que a linha do tempo ainda pode ser salva nesse jogo. Além de ser rápida, tem esses painéis que ficam rodando e também blocos com espinhos. Ela tenta ser uma fase mais rápida, mesmo que esse jogo não aguente tanta velocidade. O pior é que o chefão aqui é um porco que fica quase lutando sumô. Você acerta a cabeça dele com o Sonic, e ele fica rodando de um lado para o outro, causando pequenos terremotos. Mas é mole vencer ele.

Marble Zone 8 bits

Chegamos à Marble Zone 8 bits, que por sinal é quase um inferno. Tem tanto espinho verde no chão, pontes e também chãos desérticos, que é esquisito. A paleta de cores desse jogo está completamente zoada. O Sonic está azul claro, e os anéis são verdes. Não dá para entender. O jogo dá uma de Prince of Persia, porque quando você pula em plataformas, parece que está pulando no chão invisível. Não enxerguei que aqui era chão para pular. Desculpa, mas isso é bizarro. Aqui enfrentamos um porco selvagem, ou talvez um javali, que bate numa parede invisível e causa um terremoto com pedras. O macete é usar um rolamento nas costas dele, porque quando dá um tapa no rabinho, ele toma dano e não consegue fazer o terremoto no céu. É sério, é muito fácil.

Fase final

Aqui é a última fase do jogo, pelo menos parece. Tem buracos que não levam à morte, com placas de aviso que tentam simular um ouriço, e o Sonic está com a cor mais roxa do que nunca. Esse lugar me lembra a Labyrinth Zone, mas como se fosse um pouco na parte externa, com chão todo dourado. Enfim, se era para ser uma inspiração, o único detalhe que me fez pensar nisso é a cor e as pequenas cachoeiras ao redor. Fora isso, não parece nada com ela. Mas sabe o que é mais irritante? Um chão verde que você tem que usar um pulo e direcionar o Sonic para o lugar certo. Como eu me ferrei nesse jogo. Ela tem uma mecânica complexa, com a volta da pequena asa delta. Desculpa, eu não lembro como controlar isso e me ferrei aqui na live. Mas vi que dá para passar direto sem usar a asa delta, então é melhor ficar pulando. Apesar de ter repetido bastante essa fórmula só para tentar aprender, nunca consegui.

No final, encontramos a lendária esmeralda final para enfrentar o Silver Sonic. Aparentemente, o jogo deveria ter uma fase extra. Não sei se tem um segredo. Se pegar todas as esmeraldas levariam para uma fase secreta. Mas o fim é com o Sonic correndo no pôr do sol para depois olhar para o Tails nas estrelas. A única coisa que sabemos é que no código do jogo tem uma fase futurista, mas isso acabou não rolando. O mais bizarro é que esse jogo tem o mesmo nome de outro fan game, também chamado Sonic Frenzy, que demorou mais de 16 anos para ser lançado. Então, meu amigo, pode entrar no card na tela e conhecer esse jogo, que pelo menos está mais completo que essa versão 8 bits.

Muito obrigado, valeu, fui, e até o próximo vídeo.

Games

O Mistério do Koopa Kid: O Personagem Que a Nintendo “Matou”

Mano, você sabia que a Nintendo simplesmente apagou um personagem da existência? Pois é, tô falando do Koopa Kid, um daqueles casos curiosos do Universo Mario que muita gente nem percebeu acontecer.

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Mano, você sabia que a Nintendo simplesmente apagou um personagem da existência? Pois é, tô falando do Koopa Kid, um daqueles casos curiosos do Universo Mario que muita gente nem percebeu acontecer.

Se você jogou Mario Party lá no começo dos anos 2000, com certeza lembra dele. O Koopa Kid aparecia em vários jogos da série, sempre com aquele papel de atrapalhar, confundir os jogadores e criar caos no tabuleiro. Ele era praticamente um mini Bowser criado pra bagunçar com a nossa cabeça.

Mas o sumiço dele não foi à toa.

Quando a Nintendo introduziu o Bowser Jr., especialmente após sua estreia em Super Mario Sunshine, as coisas começaram a ficar redundantes. Bowser Jr. tinha um papel muito mais definido na história, era oficialmente o filho do Bowser e trazia uma identidade forte. A existência do Koopa Kid acabava criando confusão. Afinal, eram minions do Bowser? Eram filhos? Eram versões jovens dele?

Para não embolar ainda mais a lore do Reino Cogumelo, a Nintendo tomou uma decisão simples: excluir o Koopa Kid de vez.

E foi assim que ele desapareceu dos jogos. Depois de Mario Party 7, nunca mais vimos o personagem de forma relevante. No lugar dele, começaram a aparecer os Koopalings ou versões alternativas de Bowser Jr., deixando a linha de personagens muito mais clara.

É curioso pensar que, em um universo tão gigante, alguns personagens simplesmente deixam de existir por causa de decisões internas de branding e narrativa. O Koopa Kid é um desses casos, uma relíquia dos tempos mais caóticos de Mario Party.

E aí, você lembrava dele? Acha que a Nintendo deveria trazê-lo de volta?

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Games

Sonic Racing no Switch 2: Agora Sim, a Versão Que o Jogo Merecia

Sonic Racing foi definitivamente atualizado para o Switch 2. Cara, esse jogo aqui é facilmente um dos melhores de corrida do ano. Eu já tinha falado isso antes, mas sempre dei preferência para jogar ele no Nintendo Switch. O problema é que no Switch original o desempenho era fraco, a resolução era baixa, as texturas pareciam borradas… e isso acabava me tirando um pouco da experiência. Agora no Switch 2, finalmente podemos jogar com o melhor gráfico e desempenho possível.

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Sonic Racing foi definitivamente atualizado para o Switch 2. Cara, esse jogo aqui é facilmente um dos melhores de corrida do ano. Eu já tinha falado isso antes, mas sempre dei preferência para jogar ele no Nintendo Switch. O problema é que no Switch original o desempenho era fraco, a resolução era baixa, as texturas pareciam borradas… e isso acabava me tirando um pouco da experiência. Agora no Switch 2, finalmente podemos jogar com o melhor gráfico e desempenho possível.

Esse jogo, na minha opinião, é o Sonic fazendo crossover com Deus e o mundo. E sim, eu estou jogando com o Bob Esponja, porque ele é um dos melhores personagens que entraram aqui. E o carro personalizado lembra MUITO o Astrobot. Sério, olha essa gracinha. Tem até olhinhos.

A verdade é que essa nova versão é praticamente um upgrade total de performance. Por algum motivo, a Sega não lançou o jogo simultaneamente no Switch 2, mesmo com o console recém-lançado. E até agora só existe a versão digital disponível. A mídia física, que chegou junto para as outras plataformas, simplesmente não foi lançada no Switch 2. Se você quiser pegar a versão do PlayStation 5, Switch 1 ou Xbox, eu já divulguei aqui no canal onde comprar.

Mas falando da versão nova: mano… o jogo tá fluido demais. É 60 fps cravado. Eu não tenho equipamento para medir isso com precisão, mas dá para ver claramente que está muito mais suave. A diferença entre o Switch 1 e o Switch 2 é gritante. Além da fluidez, os efeitos visuais estão muito melhores: blur quando ativa dash, partículas de fogo quando recebe ataque, iluminação mais natural… Tudo deixa o jogo muito mais vivo.

A Sega confirmou que o jogo roda em 1440p e 60 fps no modo dock. Só cai quando coloca quatro pessoas em tela dividida. No portátil, roda em 1080p, o que é ótimo para a telinha do Switch 2. E realmente, jogar isso aqui ao vivo foi impressionante. A galera na live notou a diferença imediatamente.

Uma coisa curiosa é como os jogos do Switch 1 são atualizados para o Switch 2. Parece que o upgrade escreve por cima do próprio arquivo. Isso me fez pensar: quem tem mídia física e paga o upgrade de 20 reais, será que economiza espaço? Fiquei bem curioso para entender melhor como isso funciona.

Mas tirando isso, a experiência é excelente. O jogo estava em promoção e eu avisei todo mundo, então quem pegou, pegou. Particularmente, eu gosto da mídia física, mas se a digital estiver mais barata, melhor ainda.

O desempenho melhor influenciou até meu jeito de jogar. Estou acertando mais curvas, reações mais rápidas, drifts mais precisos. Para competitivo, isso faz diferença DEMAIS. Taxa de quadros muda completamente a sensação do jogo.

Outra coisa que melhorou muito foram as cores. O HDR deixa tudo mais vivo. Cenários como o do DLC de Minecraft ficam incríveis. Quando você entra em cavernas, o contraste de luz é muito mais suave. Antes, no Switch antigo, as texturas pareciam meio “lamacentas” quando você passava rápido. Agora está tudo nítido.

Não existe muito o que se aprofundar em conteúdo novo, porque essa versão é literalmente a mesma do Switch 1, só que rodando muito melhor. Como eu também joguei no PlayStation 5, o Switch 2 está praticamente no mesmo nível: resolução melhor, frames melhores, carregamento mais rápido.

O único detalhe é que poderiam ter aproveitado melhor o controle do Switch 2. O DualSense do PlayStation 5 tem um uso muito mais completo no jogo. O Pro Controller ainda fica com vibração mais genérica. Não é ruim, mas dava para ser melhor.

E claro, esse jogo só tende a ficar mais interessante com o tempo. Ainda vai receber Pac-Man, personagens de quadrinhos, Mega Man, Avatar, Tartarugas Ninja e mais. É bem provável que nas festas de fim de ano ele entre em promoção de novo.

No fim das contas, não me arrependi de ter comprado a versão do Switch 2. Na verdade, estou jogando direto. Já acumulei mais de 100 horas só nessa versão, porque passo muitas lives jogando isso com vocês.

E eu acho hilário esses crossovers que a Sega conseguiu. Bob Esponja, Avatar, Tartarugas Ninja… tudo faz sentido quando lembramos que a Paramount é responsável pelos filmes do Sonic e também é dona da Nickelodeon. As conexões são muito maiores do que parecem.

Se você for pegar o jogo, pegue a versão do Switch 2. O jogo é capado no Switch 1 e não tem como negar. O upgrade no Brasil custa cerca de 100 reais, mas está com 50% de desconto. Se você tiver conta estrangeira, pode sair ainda mais barato, como foi o meu caso.

Bom, essas foram minhas primeiras impressões da versão do Switch 2. Nada muito novo em conteúdo, mas uma performance que finalmente faz jus ao jogo.

Muito obrigado por ler. Valeu demais, fui, e até o próximo vídeo.

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