Neptune: O Console da Gamescare que Revive um Sonho Abandonado da SEGA
Durante a Gamescom LATAM 2024, um anúncio chamou a atenção dos fãs da SEGA e de retrogames: o Neptun, um console produzido pela Gamescare inspirado em um conceito cancelado da SEGA dos anos 90. Tive a oportunidade de ver esse protótipo de perto e conversar com Fábio Michelin, da equipe responsável. Neste post, vou te contar tudo o que descobri!
Durante a Gamescom LATAM 2024, um anúncio chamou a atenção dos fãs da SEGA e de retrogames: o Neptune, um console produzido pela Gamescare inspirado em um conceito cancelado da SEGA dos anos 90. Tive a oportunidade de ver esse protótipo de perto e conversar com Fábio Michelin, da equipe responsável. Neste post, vou te contar tudo o que descobri!
O que é o Neptune? O Neptune é um console híbrido que busca realizar o que a SEGA tentou fazer no passado: unir o Mega Drive com o 32X em um único aparelho. Na década de 90, essa ideia foi chamada de SEGA Neptune, mas nunca chegou a ver a luz do dia — até agora. A Gamescare está dando vida a esse conceito com um console moderno que usa tecnologia FPGA, o que significa que ele não apenas emula, mas recria o hardware original do Mega Drive, 32X e até do Master System, proporcionando uma experiência fiel, mas com recursos atualizados como:
Saída HDMI;
Conectividade via Wi-Fi e Bluetooth;
Entrada para cartuchos originais;
Expansão lateral para o Sega CD;
Loja online integrada para novos jogos.
Design e Impressões Visualmente, o Neptune lembra muito o Mega Drive, porém com um formato mais robusto — necessário para acomodar os chips e a tecnologia FPGA. A carcaça do protótipo exibido na Gamescom já estava funcional e deixou muitos fãs empolgados (inclusive eu).
Sword of Apocalypse: o primeiro jogo exclusivo Junto com o console, a Gamescare também anunciou o desenvolvimento de um jogo totalmente novo: Sword of Apocalypse. O game é uma homenagem clara à franquia Shinobi, com temática ninja, visual retrô e uso máximo dos recursos do Mega Drive, incluindo maior número de cores, sprites e efeitos visuais. Segundo Fábio Michelin, o jogo pode chegar ainda este ano ou no início de 2025, e existe a possibilidade de vir incluso com o console em futuras edições especiais.
Entrevista exclusiva com a Gamescare Durante o evento, conversei com Fábio da Gamescare, que compartilhou detalhes técnicos e curiosidades sobre o desenvolvimento do Neptune. A entrevista completa está disponível no vídeo abaixo:
Considerações finais É incrível ver um projeto nacional resgatar e reinventar uma ideia tão nostálgica. A Gamescare não apenas está trazendo o legado da SEGA de volta, mas também está abrindo espaço para novas experiências com uma pegada retrô.
Agradeço ao Sávio, do canal Jogo Velho, pela ponte com a equipe da Gamescare e a todos que acompanharam essa cobertura especial.
SHIN SONIC FINAL – COMO VAI SER O FIM do Shin Sonic Tapes?
Você já ouviu falar do Shin Sonic? Essa é, sem dúvidas, a forma mais grotesca e recente nas histórias alternativas do universo do Sonic. Esqueça o Sonic tradicional. Aqui, o ouriço está passando por uma mutação assustadora com o único objetivo de reunir as Esmeraldas do Caos para completar o plano sombrio de uma entidade chamada Moloque — uma divindade inspirada em rituais antigos e distorcida por uma narrativa que mistura horror com mitologia alternativa.
Nessa história, Sonic é ferido por uma bactéria criada por membros de um culto dedicado a Moloque. Após um pacto sombrio, ele se transforma numa criatura colossal, canibal e invencível. Seu objetivo? Usar as Esmeraldas do Caos para alimentar uma escultura sagrada de Moloque e assim destruir toda a humanidade, purificando o mundo e se tornando um deus supremo.
Tails acaba se tornando seu lacaio, ajudando a reunir vítimas e esmeraldas. Ele até se multiplica em clones, tornando-se uma ameaça global. A narrativa tem fortes inspirações em analog horror e Shin Godzilla, dando à história um tom apocalíptico e perturbador.
Final 1: Knuckles e o poder das Super Esmeraldas
Knuckles tenta lutar contra Shin Sonic, mas é derrotado. Porém, recebe uma visão: a chave para a salvação está nas Super Esmeraldas do Caos — uma versão mais poderosa das esmeraldas clássicas. Ele viaja no tempo até 3.000 anos no passado, usando tecnologia da GUN e da Little Planet, e encontra um ancestral guardião das Super Esmeraldas.
Após um confronto, Knuckles consegue acesso às esmeraldas e, mesmo ferido, pode retornar ao presente para enfrentar Shin Sonic em uma forma Hiper. O sacrifício é certo, mas talvez seja a única forma de deter o monstro.
Final 2: Shadow, o guerreiro caído
Shadow enfrenta Shin Sonic, mas é derrotado. Ele perde sua Esmeralda Verde e fica em estado de hibernação, murmurando frases desconexas. Ainda assim, foi o único que chegou perto de causar dano real ao monstro.
Se Shadow acordar, poderá se unir a Knuckles e suas Super Esmeraldas para uma batalha final. Com sua experiência e conhecimento de fraquezas do inimigo, Shadow pode ser o fator decisivo na luta pela sobrevivência da humanidade.
Final 3: Metal Sonic, a última arma da GUN
Com Sonic em hibernação, a GUN encontra o Metal Sonic em um dos antigos laboratórios de Robotnik. Ele é reativado como parte de um projeto especial: transformá-lo numa nova arma, à altura da ameaça. Surge o Shin Metal Sonic, inspirado no Metal Sonic Overlord de Sonic Heroes, criado para ser o rival definitivo de Shin Sonic.
Essa versão é construída com base em toda a tecnologia deixada por Robotnik e dados coletados da própria criatura. Um confronto titânico entre monstros tecnológicos pode ser o clímax dessa história apocalíptica.
Nada disso é canônico — mas é incrivelmente interessante
Vale lembrar: toda essa história faz parte de uma analog horror criada por Evanimus, um projeto de fã que mistura Sonic com terror, mitologia e ficção científica. Nada disso é oficial ou ligado aos jogos da SEGA — então não espere ver algo assim em Sonic 4: O Filme.
Mas se você curte fanfics sombrias, conspirações e finais alternativos chocantes, Shin Sonic é um prato cheio.
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