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Há 20 anos atrás a excitação que envolvia Shenmue era equiparável à de Red Dead Redemption 2 nos dias de hoje. Yu Suzuki, líder da divisão AM2 da Sega, criador de OutRun e Virtua Fighter, tinha despendido anos a trabalhar na sua obra-prima épica, primeiro planeada para a Saturn (a consola 32-bit da Sega) mas que finalmente veria a luz do dia na Dreamcast. Infelizmente, o jogo não alcançou os números devidos para justificar o custo de produção e pouco depois do seu lançamento no Ocidente a Sega desistiu da Dreamcast e focou-se em criar jogos para outras consolas.

A sequela, Shenmue II, foi um pouco vítima desta estratégia, já que a Microsoft adquiriu os direitos do seu lançamento nos Estados Unidos em exclusivo para sua nova consola, a Xbox original. Embora o jogo tenha chegado às mãos dos jogadores europeus e asiáticos na Dreamcast, os fãs da consola da Sega na América do Norte nunca tiveram a oportunidade de o jogar nessa plataforma. Mesmo que tivessem adquirido uma Xbox para jogar a Shenmue II, tiveram que esperar um ano a mais do que os adeptos Dreamcast, o que não é de todo a melhor forma para estabelecer a continuidade da licença e estendê-la para um possível terceiro capítulo, tendo a gigante japonesa largado então a série. Mas como provavelmente já sabem, Yu Suzuki está a trabalhar em Shenmue III, para PS4 e PC, sem a Sega – e a espera tem sido longa, pelo que esperamos que esteja nas lojas para o ano.

Ainda bem que a Sega se decidiu finalmente a remasterizar a dupla original para a geração de consolas atuais. Os jogos Shenmue são um pouco diferentes dos demais, na medida em que foram criados (ou pelo menos o primeiro) antes da revolução que dá pelo nome de GTA III, e embora sejam muito estimados hoje em dia, a crítica não foi unânime na altura. A saga Shenmue não é para todos; é um pouco lenta, a dobragem em inglês em certos momentos não era das melhores, e se a colocarmos junto de outras aventuras de mundo aberto dos dias de hoje falta-lhe algumas das comodidades que damos por adquiridas. Os movimentos de câmera são estranhos, bem como a animação das personagens… já acusam alguma idade.

Geriátricos, mas surpreendentemente vibrantes e repletos de ambiência. Temos de admitir que estávamos algo receosos quando nos preparámos para entrar novamente em Shenmue pela primeira vez em mais dez anos e, embora existam muitas coisas que estão ultrapassadas, torna-se também óbvio que o jogo, no seu todo, venceu o teste do tempo. Certifiquem-se que colocam as vozes em japonês e com paciência desloquem um entorpecido Ryo pelas ruas da cidade – deixem-se levar pela atmosfera, pelos sons, pela música. Não demora muito tempo até voltarmos atrás no tempo quando os jogámos aquando do seu lançamento original para percebermos o motivo pelo qual ficámos tão cativados na altura. Pode haver um pouco de nostalgia à mistura, mas essa será certamente uma das principais razões pelas quais esta dupla de jogos está a ser de novo publicada.

A sequência de abertura do primeiro Shenmue não podia ser mais dramática – ao regressar a casa, Ryo Hazuki depara-se com o seu pai e um homem misterioso chamado Lan Di no dojo da família. Este último exige que o pai de Ryo lhe entregue um espelho, ao que este acede ao ver o filho ser ameaçado de morte. Mesmo assim, Lan Di desfere um golpe mortal contra o Hazuki sénior, dando assim o mote para o início de uma aventura da qual ainda não conhecemos o final. Vão explorar Yokosuka, trabalhar no porto (de onde vêm as famosas corridas de empilhadoras) e eventualmente chegados ao fim vão exportar o vosso ficheiro de jogo e continuar a vossa jornada em Hong Kong, já em Shenmue II. Vão perceber que a vingança requer muito esforço, demora bastante tempo, e exige paciência e boas maneiras.

Shenmue I & II

Shenmue oferece um misto de elementos clássicos de um jogo de aventura, como fazer perguntas, descobrir pistas, cumprir missões e gerir as economias de Ryo através de vários biscates, além de terem acesso a vários mini-jogos espalhados pelas várias áreas em redor. Cada área é relativamente pequena relativamente ao que encontramos nos jogos de hoje, mas todas juntas oferecem um mundo grande para explorarem. Maior parte das personagens têm empregos e rotinas e as suas deslocações são feitas de acordo com a hora do dia; Ryo tem de ter em conta o horário de abertura e fecho das lojas, e certas personagens podem aparecer somente em determinadas alturas do dia. Têm também lutas ao vosso dispor, as quais são uma versão mais ligeira das de Virtua Fighter, naquela que é uma abordagem relativamente lenta à vertente de combate.

Algumas opções relativas às cutscenes com margens negras são um pouco bizarras, pois vão ter uma moldura negra à volta da imagem, não só em cima e em baixo, mas também do lado direito e esquerdo (nós jogámos no modo 16:9, mas podem optar pela versão 4:3 como no original). Torna-se evidente que os programadores não conseguiram contornar este desafio, provavelmente devido à forma como as cutscenes originais foram criadas. Já as opções para gravar o progresso de jogo foram otimizadas (podem agora gravar a qualquer altura) e, embora o número baixo de polígonos dos modelos permaneça, é aprazível notar que algumas das texturas foram melhoradas. Alguns dos rostos estão muito bem feitos, enquanto outros parecem saídos de um filme de terror. Não será de todo difícil indagar se o proprietário da sala de jogos You Arcade não será um alienígena a usar um disfarce de humano. Não convém esquecer que se trata de uma remasterização e não de um remake – por mais que sonhemos com um – e estamos contentes com o esforço que foi colocado para trazer de novo estes jogos às lojas. Não podemos deixar de referir que é notória a atenção ao detalhe que foi colocada nas opções e no interface do jogador.

Depois de abandonar a saga Shenmue, a Sega criou a série Yakuza, que manteve muitas das especificidades exploradas em primeira mão no épico de Yu Suzuki. Caso sejam fãs de Yakuza, poderá ser do vosso interesse ver de onde são oriundas as raízes das suas mecânicas.

É complicado recomendar Shenmue I & II a jogadores de hoje que não tenham qualquer afinidade com a saga, ou que não gostem de jogar a títulos 3D antigos. Poderá ser difícil desfrutá-los na sua totalidade se não cumprirem esses critérios, mas se apreciam jogos deste período, se gostam do Japão, Hong Kong, da cultura em redor da jornada de vingança e descoberta de Ryo Hazuki, então Shenmue I & II são mais que recomendados. São uma parte da história do jogos que vale a pena experienciar. Podem acreditar.

Créditos , gamereactor – link original https://www.gamereactor.pt/analises/372793/Shenmue+I+II/?rs=rss

Games

Dragon Ball Sparking Zero é confirmado para Nintendo Switch e vai rodar no Switch 1 e Switch 2

Olha só! Dragon Ball Sparking Zero foi oficialmente confirmado para Nintendo Switch e já está dando o que falar. A grande novidade é que o jogo terá suporte tanto para o Switch 1 quanto para o Switch 2 — e o mais interessante: a Bandai Namco confirmou que você poderá jogar no novo console mesmo que compre a versão antiga. Sem taxa de upgrade!

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Olha só! Dragon Ball Sparking Zero foi oficialmente confirmado para Nintendo Switch e já está dando o que falar. A grande novidade é que o jogo terá suporte tanto para o Switch 1 quanto para o Switch 2 — e o mais interessante: a Bandai Namco confirmou que você poderá jogar no novo console mesmo que compre a versão antiga. Sem taxa de upgrade!

Abaixo um comparativo de Switch 1 e Switch 2 divulgados pela Bandai Namco

Essa versão do jogo parece rodar com uma mistura de gameplay nos dois consoles. O trailer divulgado no Nintendo Direct mostra cenas bem parecidas entre o Switch 1 e o Switch 2, com gráficos em estilo anime cel-shading — o que facilita bastante a performance, mesmo no hardware mais antigo. A diferença fica nos detalhes: o Switch 2 entrega melhores efeitos de luz, partículas e resolução, enquanto o Switch 1 terá cortes visuais, principalmente nas arenas e destruição de cenário.

Um detalhe curioso é que o Switch 1 vai continuar recebendo suporte da Nintendo até, pasme, 2030! Isso explica por que muitos jogos, como este Dragon Ball, continuam saindo por lá, mesmo que o PS4 tenha sido “abandonado” oficialmente pela Sony. Inclusive, enquanto o Switch 1 ainda recebe jogos novos, o PS4 já ficou de fora — e isso gerou polêmica nas redes sociais. Mas a resposta é simples: o Switch ainda vende muito, e o público da Nintendo compra muitos jogos, mesmo lançamentos atrasados.

Outro ponto confirmado é que haverá sensor de movimento para quem joga no modo TV. E sobre o online? Infelizmente, quem jogar no Switch 2 não poderá enfrentar quem está no Switch 1. Isso se deve ao hardware mais avançado do novo console, com loadings rápidos e desempenho superior. Porém, você poderá transferir seu progresso via nuvem e continuar jogando de onde parou.

Nos gráficos, a diferença é visível em iluminação e detalhes. Repare, por exemplo, na aura do Goku nos trailers — no Switch 2, ela é mais vibrante, com efeitos que se perdem no Switch 1. Já as arenas, especialmente as cenas destrutíveis e a multidão nos torneios, provavelmente não estarão presentes no console antigo.

Minha aposta? Esse Dragon Ball no Switch vai vender MUITO. O mesmo aconteceu com Dragon Ball Xenoverse 2, que ganhou fôlego nas vendas após chegar ao console da Nintendo. E olha, a coisa ficou tão séria que até controle personalizado do Dragon Ball foi lançado exclusivamente pro Switch. Isso diz muito sobre o interesse da Bandai Namco na plataforma.

No fim, ainda tem um bônus: todas as DLCs que vieram antes, como as do Dragon Ball Daima, estarão incluídas gratuitamente no Switch, já que a versão chega depois. Excelente!

Agora é esperar e testar. Mas uma coisa é certa: o Switch 2 está pronto para entregar a melhor experiência Dragon Ball portátil que já vimos.

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Games

Nintendo Direct revela Monster Hunter Stories 3, Final Fantasy Tactics e Dragon Ball Sparking ZERO para Switch 2!

A Nintendo apresentou mais um evento Nintendo Direct: Partner Showcase, trazendo grandes revelações e atualizações para os fãs do Nintendo Switch e do aguardado Nintendo Switch 2! Com foco em jogos de parceiros third-party, o evento apresentou uma enorme variedade de títulos, desde RPGs épicos até jogos de ação, dança e até survival horror.

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A Nintendo apresentou um Partner Showcase recheado de surpresas que prometem agitar os donos de Nintendo Switch e também da aguardada Nintendo Switch 2!

A Nintendo apresentou mais um evento Nintendo Direct: Partner Showcase, trazendo grandes revelações e atualizações para os fãs do Nintendo Switch e do aguardado Nintendo Switch 2! Com foco em jogos de parceiros third-party, o evento apresentou uma enorme variedade de títulos, desde RPGs épicos até jogos de ação, dança e até survival horror.

Entre os destaques está Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection, uma nova aventura da Capcom no universo Monster Hunter que promete colocar jogadores no centro de uma guerra entre reinos, enquanto criam laços com monstros e desvendam um mistério ancestral. O jogo chega em 2026 para Switch 2.

Outro anúncio que chamou atenção foi Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, um dos RPGs táticos mais aclamados de todos os tempos, agora remasterizado para o Switch 2 com gráficos aprimorados, diálogos dublados e novas melhorias de gameplay.

A nostalgia também bateu forte com o retorno de Plants vs. Zombies: Replanted, agora em HD, com novos conteúdos e disponível tanto para Switch quanto para Switch 2.

E para quem gosta de ação e combates explosivos, Dragon Ball: Sparking! ZERO chega com mais de 180 personagens jogáveis, prometendo ser o maior jogo da franquia até hoje.

Além desses, foram revelados diversos títulos como:

  • Just Dance 2026 (lançamento em outubro)
  • Star Wars Outlaws (jogo de mundo aberto da galáxia Star Wars)
  • Cronos: The New Dawn (survival horror dos criadores do remake de Silent Hill 2)
  • OCTOPATH TRAVELER 0 (prequel do aclamado RPG)
  • Yakuza Kiwami 1 e 2 remasterizados para Switch 2
  • PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC, Chillin’ by the Fire, The Adventures of Elliot, entre outros.

Esses lançamentos demonstram que o Switch 2 já está se tornando um dos consoles mais promissores dos próximos anos, com uma biblioteca forte tanto de jogos novos quanto clássicos remasterizados.

Qual desses jogos mais te chamou atenção? Comenta aí!

Entre os destaques está o anúncio de Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection, que traz uma nova aventura no universo Monster Hunter com monstros, reinos em guerra e uma história épica. Também tivemos novidades de peso como Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, Persona 3 Reload, Dragon Ball: Sparking! ZERO, o dançante Just Dance 2026, o nostálgico Plants vs. Zombies: Replanted, e até o retorno dos clássicos Yakuza Kiwami 1 e 2 com melhorias gráficas!

@eurkplay Nintendo Direct: Partner Showcase 7.31.2025 – Todos os novos jogos anunciados no Nintendo Direct #rkplay #nintendodirect #nintendoswich2 ♬ som original – Rk play

E não para por aí: Star Wars Outlaws vem como o primeiro mundo aberto de Star Wars nos consoles Nintendo, Apex Legends chega com skin exclusiva e tem até o novo Cronos: The New Dawn, um survival horror sombrio que vai te desafiar no tempo e no espaço! 🌌🧟

Além disso, prepare-se para muita diversão com jogos como PAC-MAN World 2 Re-PAC, o RPG tático OCTOPATH TRAVELER 0, e o encantador Hela, inspirado no folclore escandinavo. 🎵⚔️🕹️

A Nintendo deixou claro que 2025 será inesquecível, e o futuro do Switch promete ser ainda mais brilhante! ✨

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