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O Homem-Aranha já teve direito a uma longa lista de adaptações a videojogos, e enquanto algumas são razoáveis, nenhuma conseguiu realmente fazer justiça ao legado da personagem da Marvel, sobretudo não ao ponto do que a série Arkham fez por Batman. Então surgiu este Marvel’s Spider-Man, um jogo exclusivo de PlayStation 4 que foi produzido pela Insomniac Games e com apoio direto da Marvel. O resultado é um jogo de ação em mundo aberto de grande qualidade, e facilmente o melhor jogo baseado no Homem-Aranha.

Embora existam bons jogos lineares baseados no herói, como Shattered Dimensions e Edge of Time, suspeitamos que o maior desejo dos fãs de Homem-Aranha passa por balouçar pela cidade de Nova Iorque com as capacidades do herói. Este jogo da Insomniac Games oferece isso, e melhor que qualquer outro jogo antes dele. As animações de movimento são fantásticas, e mais importante que isso, a jogabilidade oferece grande liberdade ao jogador.

Dependendo de quando largam a teia, podem ganhar balanço para cima ou para a frente, um embalo que será ainda mais evidente se saltarem no momento de largar a teia. Depois podem usar L2+R2 para se atirarem para qualquer parapeito, poste, ou saliência no cenário. Se largarem os controlos, o Homem-Aranha fica agachado nesse local, mas se carregarem no botão de salto antes de chegarem ao local, o herói irá saltar com força para a frente, mantendo a fluidez de movimento. Com o X, podem disparar uma teia para a frente, que vos dará impulso (mas se usarem uma segunda vez, vão perder altura), e se carregarem no L2 vão abrandar o tempo para melhor escolherem para onde devem ir.

O R2 é o botão para balouçar nas teias, mas é também o botão de corrida se estiverem no chão ou numa parece. Isto permite à personagem ultrapassar de forma automática vários obstáculos, incluindo escadas, muros, e outros objetos semelhantes que noutros jogos causavam que a personagem embatesse e parasse. Se por vezes isso acontece, e a personagem fica presa, ou falha um salto? Sim, mas acontece com muito menos frequência do que noutros jogos do Homem-Aranha. E podemos confirmar, as teias agarram realmente a algo, e não ao ar.

Se a nível de controlos o balanço pela cidade é excelente, esse sentimento é reforçado pela qualidade do mundo que a Insomniac criou. Será possivelmente a melhor versão de videojogo de Nova Iorque que já vimos, cheia de detalhe e vida. Vão ver as ruas cheias de carros e peões, mas também artistas de rua, cantores, jogadores de basquetebol nos campos, praticantes de yoga nos jardins, e outras personagens contextuais. Provavelmente vão passar a grande velocidade por estes atrativos e pontos de interesse (e existem muitos para os fãs da Marvel descobrirem), mas compensa parar de vez em quando para apreciar o mundo criado pela Insomniac.

Infelizmente, o que existe para fazer neste mundo a nível de objetivos secundários não é muito interessante. Existem vários tipos de missões extra, que vão desbloqueando com o tempo, desde descobrir mochilas de Peter Parker com momentos do seu passado, a torres de polícia que desbloqueiam o mapa, mas a maioria não é muito interessante. Também existem crimes para travarem em cada distrito, que surgem de forma aleatória, mas também eles se tornam repetitivos com o passar do tempo. Existem muitos mais para descobrirem, mas o foco parece ter estado precisamente em quantidade, não tanto em qualidade.

Bem melhor é a história e as missões principais, desenhadas ao nível de algo como Uncharted, com muitos elementos únicos e impressionantes. A história em si reserva uma série de surpresas e reviravoltas, ao ponto de ser difícil falar seja do que for. Podemos, sim, falar das personagens. Neste jogo da Insomniac Games, Peter Parker já é o Homem-Aranha há oito anos, o que significa que já não é um estudante, que já lidou com a morte do tio Ben, e que já domina todas as suas capacidades. Ainda assim, tem apenas 24 anos, o que significa que continua a manter um espírito muito juvenil e irreverente – sobretudo enquanto Homem-Aranha, não tanto como Peter Parker.

Peter Parker é uma personagem tão importante quanto o Homem-Aranha. Vão jogar secções enquanto Peter Parker, normalmente a resolver puzzles, mas a nível narrativo é extremamente importante. A forma como (não) equilibra a sua vida de herói, com as suas relações pessoais e profissionais, são um dos pontos fulcrais da narrativa. Este jogo da Insomniac Games apresenta também outras personagens do mundo do Homem-Aranha, embora tome algumas liberdades criativas que podem incomodar alguns fãs mais acérrimos destas personagens.

Quando jogo começa, Mary Jane e Peter Parker já passaram pela sua aventura amorosa, já sabem tudo um do outro, e agora estão separados. O destino acaba por juntar ambos, já que Mary Jane acaba por investigar uma história relacionada com o Homem-Aranha. Nesta versão, Mary Jane é uma repórter audaz, capaz de quase tudo para conseguir a verdade e as respostas. É uma boa personagem, bem interpretada, mas lembrou-nos mais de Lois Lane do que da Mary Jane que conhecemos na banda desenhada original. Vão interagir com bem mais personagens conhecidas, mas para evitarmos estragar surpresas, não iremos referir mais nomes. Basta reforçar a ideia de que a história é empolgante e reserva várias reviravoltas.

Como acontece com a maioria dos exclusivos Sony, Spider-Man conta com uma localização completa para português de Portugal. Tiago Teotónio Pereira lidera o elenco no papel de Peter Parker e Homem-Aranha, enquanto que Mafalda Luís de Castro enquanto Mary Jane, e Jani Zhao como Yuri Watanabe são outros destaques. A qualidade da localização em si e a prestação dos atores é digna de registo, mas encontrámos problemas. Para começar, não existe qualquer opção para mudar o idioma no jogo, terão de o fazer nas definições da consola. E se mudarem de inglês para português, têm de desligar a consola antes de começarem a jogar, ou as falas vão aparecer cortadas. Esperemos que a Insomniac resolva estes problemas com uma atualização.

Ainda não falámos do sistema de combate, que é outro destaque de Spider-Man. A inspiração no sistema de Batman: Arkham é óbvia, mas funciona. Basicamente têm um botão de ataque, um botão de arremesso, um botão para evitar ataques, e um botão para usar acessórios. Existem mais possibilidades, mas esta é a base do combate. A ação é extremamente fluída, e distingue-se de Batman ao ser consideravelmente mais rápida e vertical, incentivando a muitos ataques no ar. Enquanto Homem-Aranha não podem estar parados, ou serão rapidamente abatidos.

À medida que avançam com o jogo vão desbloquear habilidades, acessórios, e fatos, tudo desenhado para estilos específicos de jogabilidade. Cada fato tem um “super-poder” único, mas uma vez desbloqueados, podem ser usados noutros fatos. Podem criar uma versão do Homem-Aranha desenhada para combate corpo-a-corpo, capaz de sustentar mais danos, ou podem criar uma versão mais específica para evitar ataques. Outra alternativa é especializar o aranha na utilização de acessórios, dominando os inimigos com teias, pequenos drones, e bombas.

Também existem algumas secções furtivas, que funcionam bem. Dada a sua mobilidade e capacidades, estas secções furtivas acabam por ser fáceis, ou pelo menos, mais fáceis que noutros jogos. Já mais complicadas são secções furtivas em que não estão a jogar com o Homem-Aranha (sim, existem mais personagens jogáveis), e que tendem a ser bem mais aborrecidas. Seja como for, e tirando alguns momentos específicos, a abordagem furtiva raramente é obrigatória ou necessária.

Repleto de colecionáveis e desbloqueáveis, com uma versão impressionante de Nova Iorque, um grafismo de luxo, e uma história empolgante, Spider-Man surge como um dos grandes jogos do ano. Em cima disso apresenta um sistema de combate de grande qualidade, e a melhor representação de sempre do Homem-Aranha nos videojogos. Não chega bem ao topo dos melhores da PS4, mas é uma aventura de grande qualidade, e se têm algum interesse na personagem do Homem-Aranha, Spider-Man é uma recomendação fácil.

Spider-ManSpider-Man

Créditos , gamereactor – link original https://www.gamereactor.pt/analises/375843/SpiderMan/?rs=rss

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Kirby Air Riders pode ser o melhor jogo do Nintendo Switch 2 até agora

A Nintendo está apostando alto em Kirby Air Riders, um dos jogos mais aguardados do ano para o Nintendo Switch 2. Diferente de tudo o que vimos recentemente, o título traz o carismático Kirby em uma corrida insana que promete ser a verdadeira cara da nova geração da Nintendo.

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A Nintendo está apostando alto em Kirby Air Riders, um dos jogos mais aguardados do ano para o Nintendo Switch 2. Diferente de tudo o que vimos recentemente, o título traz o carismático Kirby em uma corrida insana que promete ser a verdadeira cara da nova geração da Nintendo.

Mas esqueça os carros de Mario Kart: aqui os veículos são bem diferentes. Os jogadores vão correr usando as famosas estrelas do Kirby e outros veículos retirados diretamente dos jogos principais da franquia.

A jogabilidade também traz novidades: a aceleração funciona quase como um botão de pulo, enquanto o analógico é usado para controlar o ângulo da estrela (ou de outros veículos), deixando as corridas ainda mais caóticas e divertidas.

E claro, sendo um jogo do Kirby, não poderia faltar a sua habilidade de engolir inimigos — e até outros jogadores — para copiar poderes especiais.

Esses poderes podem ser usados dentro das pistas, que prometem ser completamente insanas, cheias de cores e com gráficos que realmente mostram a potência do Switch 2.

Além das corridas tradicionais, Kirby Air Riders também terá um modo arena, com elementos de mundo aberto. Nesse modo, será possível coletar upgrades, participar de minigames e entrar em desafios extras, adicionando ainda mais variedade ao jogo.

O título é uma sequência espiritual de Kirby Air Ride, lançado no GameCube, que acabou ficando esquecido por muita gente. Agora, quase 20 anos depois, Kirby está de volta às corridas em grande estilo, marcando o primeiro jogo de corrida da nova geração da Nintendo.

Com toda essa inovação, jogabilidade diferenciada e a fofura característica do nosso herói rosa, não é exagero dizer que Kirby Air Riders pode ser o melhor jogo do Switch 2 até agora.

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Games

SONIC MANIA 2 Existiu, Mas Nunca Será Lançado – A Verdadeira História

Sonic Mania completou aniversário recentemente, e junto com isso surgiu uma bomba para os fãs: a primeira imagem oficial de um protótipo de Sonic Mania 2, o jogo que nunca verá a luz do dia. Pode parecer triste ou até curioso, mas é real. O título chegou a entrar em produção, mas foi cancelado antes de sair do papel por diversos motivos.

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Sonic Mania completou aniversário recentemente, e junto com isso surgiu uma bomba para os fãs: a primeira imagem oficial de um protótipo de Sonic Mania 2, o jogo que nunca verá a luz do dia. Pode parecer triste ou até curioso, mas é real. O título chegou a entrar em produção, mas foi cancelado antes de sair do papel por diversos motivos.

Alguns acreditam que houve conflitos durante o desenvolvimento, enquanto outros dizem que a SEGA preferiu apostar em outro projeto: Sonic Superstars, desenvolvido por veteranos da franquia clássica. O fato é que existe uma história interessante por trás de tudo isso – e é sobre ela que vamos falar.


A Primeira Imagem de Sonic Mania 2

A imagem que veio a público mostra uma fase inspirada na Austrália, com um Badnik em forma de canguru. Ela foi publicada por Christian Whitehead, desenvolvedor que liderou o projeto original de Sonic Mania e que tem uma longa trajetória na cena de fangames e hacks de Sonic.

O mais curioso é que essa arte não é pixelada como no primeiro jogo. Em vez disso, o visual é em 3D com jogabilidade em 2.5D, lembrando muito o que a Nintendo fez com New Super Mario Bros. até chegar em Super Mario Bros. Wonder. Isso indica que a ideia do jogo era trazer um Sonic clássico, mas com uma roupagem moderna.


O Sucesso de Sonic Mania

Para entender melhor: Sonic Mania surgiu após anos difíceis para o ouriço. Jogos como Sonic Lost World e Sonic Boom foram duramente criticados, e a SEGA precisava resgatar a confiança dos fãs.

Em 2017, Sonic Mania chegou como um verdadeiro revival, trazendo a jogabilidade clássica do Mega Drive com fases inéditas e remixes de estágios antigos. O sucesso foi imediato. O jogo vendeu bem, ganhou a expansão Sonic Mania Plus e até uma edição de colecionador icônica.

Então surge a pergunta: se deu tão certo, por que não tivemos uma sequência?


O Cancelamento de Sonic Mania 2

As informações indicam que houve um impasse. Parte da equipe queria experimentar algo 3D, enquanto a SEGA preferia manter o Sonic clássico apenas no 2D. Além disso, o modelo de negócios não favorecia muito os desenvolvedores, já que Sonic Mania era vendido por um preço bem acessível, gerando mais lucro para a SEGA do que para o time responsável.

O resultado foi o cancelamento do projeto. Mas o trabalho não foi totalmente perdido.


Do Protótipo ao Penny’s Big Breakaway

Muitas ideias de Sonic Mania 2 foram reaproveitadas em outro jogo: Penny’s Big Breakaway. Se você olhar a direção de arte, as cores e até o estilo dos personagens, vai perceber semelhanças diretas com a tal imagem do protótipo.

O jogo é totalmente original, mas carrega a alma do que poderia ter sido um Sonic clássico em 3D. Em vez do ouriço azul, temos uma protagonista que usa um ioiô cósmico para enfrentar inimigos e atravessar cenários coloridos cheios de vida.


O Que Veio Depois

No fim, a SEGA apostou em outro caminho com o lançamento de Sonic Superstars. Apesar de bonito, o jogo recebeu críticas mistas – muitos acharam divertido, mas não tão impactante quanto Sonic Mania foi em 2017.

Hoje, resta apenas imaginar o que teria acontecido se Sonic Mania 2 tivesse sido lançado. A imagem do protótipo serve como lembrança de um projeto que poderia ter mudado o rumo do Sonic clássico.


Sonic Mania 2 existiu, mas nunca será lançado. Parte de suas ideias sobrevive em Penny’s Big Breakaway, e outra parte acabou influenciando Sonic Superstars.

E aí, você gostaria que o jogo tivesse sido concluído? Acha que teria superado o original?
Deixe seu comentário e vamos conversar sobre essa história que mexeu com o coração dos fãs de Sonic.

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