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O Homem-Aranha já teve direito a uma longa lista de adaptações a videojogos, e enquanto algumas são razoáveis, nenhuma conseguiu realmente fazer justiça ao legado da personagem da Marvel, sobretudo não ao ponto do que a série Arkham fez por Batman. Então surgiu este Marvel’s Spider-Man, um jogo exclusivo de PlayStation 4 que foi produzido pela Insomniac Games e com apoio direto da Marvel. O resultado é um jogo de ação em mundo aberto de grande qualidade, e facilmente o melhor jogo baseado no Homem-Aranha.

Embora existam bons jogos lineares baseados no herói, como Shattered Dimensions e Edge of Time, suspeitamos que o maior desejo dos fãs de Homem-Aranha passa por balouçar pela cidade de Nova Iorque com as capacidades do herói. Este jogo da Insomniac Games oferece isso, e melhor que qualquer outro jogo antes dele. As animações de movimento são fantásticas, e mais importante que isso, a jogabilidade oferece grande liberdade ao jogador.

Dependendo de quando largam a teia, podem ganhar balanço para cima ou para a frente, um embalo que será ainda mais evidente se saltarem no momento de largar a teia. Depois podem usar L2+R2 para se atirarem para qualquer parapeito, poste, ou saliência no cenário. Se largarem os controlos, o Homem-Aranha fica agachado nesse local, mas se carregarem no botão de salto antes de chegarem ao local, o herói irá saltar com força para a frente, mantendo a fluidez de movimento. Com o X, podem disparar uma teia para a frente, que vos dará impulso (mas se usarem uma segunda vez, vão perder altura), e se carregarem no L2 vão abrandar o tempo para melhor escolherem para onde devem ir.

O R2 é o botão para balouçar nas teias, mas é também o botão de corrida se estiverem no chão ou numa parece. Isto permite à personagem ultrapassar de forma automática vários obstáculos, incluindo escadas, muros, e outros objetos semelhantes que noutros jogos causavam que a personagem embatesse e parasse. Se por vezes isso acontece, e a personagem fica presa, ou falha um salto? Sim, mas acontece com muito menos frequência do que noutros jogos do Homem-Aranha. E podemos confirmar, as teias agarram realmente a algo, e não ao ar.

Se a nível de controlos o balanço pela cidade é excelente, esse sentimento é reforçado pela qualidade do mundo que a Insomniac criou. Será possivelmente a melhor versão de videojogo de Nova Iorque que já vimos, cheia de detalhe e vida. Vão ver as ruas cheias de carros e peões, mas também artistas de rua, cantores, jogadores de basquetebol nos campos, praticantes de yoga nos jardins, e outras personagens contextuais. Provavelmente vão passar a grande velocidade por estes atrativos e pontos de interesse (e existem muitos para os fãs da Marvel descobrirem), mas compensa parar de vez em quando para apreciar o mundo criado pela Insomniac.

Infelizmente, o que existe para fazer neste mundo a nível de objetivos secundários não é muito interessante. Existem vários tipos de missões extra, que vão desbloqueando com o tempo, desde descobrir mochilas de Peter Parker com momentos do seu passado, a torres de polícia que desbloqueiam o mapa, mas a maioria não é muito interessante. Também existem crimes para travarem em cada distrito, que surgem de forma aleatória, mas também eles se tornam repetitivos com o passar do tempo. Existem muitos mais para descobrirem, mas o foco parece ter estado precisamente em quantidade, não tanto em qualidade.

Bem melhor é a história e as missões principais, desenhadas ao nível de algo como Uncharted, com muitos elementos únicos e impressionantes. A história em si reserva uma série de surpresas e reviravoltas, ao ponto de ser difícil falar seja do que for. Podemos, sim, falar das personagens. Neste jogo da Insomniac Games, Peter Parker já é o Homem-Aranha há oito anos, o que significa que já não é um estudante, que já lidou com a morte do tio Ben, e que já domina todas as suas capacidades. Ainda assim, tem apenas 24 anos, o que significa que continua a manter um espírito muito juvenil e irreverente – sobretudo enquanto Homem-Aranha, não tanto como Peter Parker.

Peter Parker é uma personagem tão importante quanto o Homem-Aranha. Vão jogar secções enquanto Peter Parker, normalmente a resolver puzzles, mas a nível narrativo é extremamente importante. A forma como (não) equilibra a sua vida de herói, com as suas relações pessoais e profissionais, são um dos pontos fulcrais da narrativa. Este jogo da Insomniac Games apresenta também outras personagens do mundo do Homem-Aranha, embora tome algumas liberdades criativas que podem incomodar alguns fãs mais acérrimos destas personagens.

Quando jogo começa, Mary Jane e Peter Parker já passaram pela sua aventura amorosa, já sabem tudo um do outro, e agora estão separados. O destino acaba por juntar ambos, já que Mary Jane acaba por investigar uma história relacionada com o Homem-Aranha. Nesta versão, Mary Jane é uma repórter audaz, capaz de quase tudo para conseguir a verdade e as respostas. É uma boa personagem, bem interpretada, mas lembrou-nos mais de Lois Lane do que da Mary Jane que conhecemos na banda desenhada original. Vão interagir com bem mais personagens conhecidas, mas para evitarmos estragar surpresas, não iremos referir mais nomes. Basta reforçar a ideia de que a história é empolgante e reserva várias reviravoltas.

Como acontece com a maioria dos exclusivos Sony, Spider-Man conta com uma localização completa para português de Portugal. Tiago Teotónio Pereira lidera o elenco no papel de Peter Parker e Homem-Aranha, enquanto que Mafalda Luís de Castro enquanto Mary Jane, e Jani Zhao como Yuri Watanabe são outros destaques. A qualidade da localização em si e a prestação dos atores é digna de registo, mas encontrámos problemas. Para começar, não existe qualquer opção para mudar o idioma no jogo, terão de o fazer nas definições da consola. E se mudarem de inglês para português, têm de desligar a consola antes de começarem a jogar, ou as falas vão aparecer cortadas. Esperemos que a Insomniac resolva estes problemas com uma atualização.

Ainda não falámos do sistema de combate, que é outro destaque de Spider-Man. A inspiração no sistema de Batman: Arkham é óbvia, mas funciona. Basicamente têm um botão de ataque, um botão de arremesso, um botão para evitar ataques, e um botão para usar acessórios. Existem mais possibilidades, mas esta é a base do combate. A ação é extremamente fluída, e distingue-se de Batman ao ser consideravelmente mais rápida e vertical, incentivando a muitos ataques no ar. Enquanto Homem-Aranha não podem estar parados, ou serão rapidamente abatidos.

À medida que avançam com o jogo vão desbloquear habilidades, acessórios, e fatos, tudo desenhado para estilos específicos de jogabilidade. Cada fato tem um “super-poder” único, mas uma vez desbloqueados, podem ser usados noutros fatos. Podem criar uma versão do Homem-Aranha desenhada para combate corpo-a-corpo, capaz de sustentar mais danos, ou podem criar uma versão mais específica para evitar ataques. Outra alternativa é especializar o aranha na utilização de acessórios, dominando os inimigos com teias, pequenos drones, e bombas.

Também existem algumas secções furtivas, que funcionam bem. Dada a sua mobilidade e capacidades, estas secções furtivas acabam por ser fáceis, ou pelo menos, mais fáceis que noutros jogos. Já mais complicadas são secções furtivas em que não estão a jogar com o Homem-Aranha (sim, existem mais personagens jogáveis), e que tendem a ser bem mais aborrecidas. Seja como for, e tirando alguns momentos específicos, a abordagem furtiva raramente é obrigatória ou necessária.

Repleto de colecionáveis e desbloqueáveis, com uma versão impressionante de Nova Iorque, um grafismo de luxo, e uma história empolgante, Spider-Man surge como um dos grandes jogos do ano. Em cima disso apresenta um sistema de combate de grande qualidade, e a melhor representação de sempre do Homem-Aranha nos videojogos. Não chega bem ao topo dos melhores da PS4, mas é uma aventura de grande qualidade, e se têm algum interesse na personagem do Homem-Aranha, Spider-Man é uma recomendação fácil.

Spider-ManSpider-Man

Créditos , gamereactor – link original https://www.gamereactor.pt/analises/375843/SpiderMan/?rs=rss

Games

Filme do Sonic 3: Cena Pós-Créditos Revelada Acidentalmente e Novos Rumores Sobre o Universo Cinematográfico do Ouriço!

O hype para o filme do Sonic 3 está a mil! Recentemente, uma rede de cinemas pode ter dado uma pista importante sobre o futuro da franquia. Durante uma promoção envolvendo os bonecos Funko dos personagens do filme, um detalhe chamou a atenção dos fãs: a presença de Cream the Rabbit e um Chao, levantando suspeitas de que esses personagens possam aparecer em uma cena pós-créditos do longa.

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O hype para o filme do Sonic 3 está a mil! Recentemente, uma rede de cinemas pode ter dado uma pista importante sobre o futuro da franquia. Durante uma promoção envolvendo os bonecos Funko dos personagens do filme, um detalhe chamou a atenção dos fãs: a presença de Cream the Rabbit e um Chao, levantando suspeitas de que esses personagens possam aparecer em uma cena pós-créditos do longa.

A Parceria com a Funko e o Mistério da Cream

A promoção trouxe figuras Funko de personagens-chave do filme. Entre elas, surge a Cream, personagem que nos jogos está intimamente ligada aos Chaos. Essa conexão deixou fãs especulando: será que o filme apresentará o Chao Garden ou até mesmo a Cream como um gancho para o universo expandido do Sonic?

Nos jogos, a Cream é uma introdução ao universo dos Chaos e tem grande destaque em títulos como Sonic Advance 2 e Sonic Heroes. Sua possível inclusão no filme sugere que a Paramount pode estar plantando sementes para explorar o planeta Mobius e seus habitantes em futuros projetos.

Universo Cinematográfico do Sonic em Expansão

Os rumores sobre o universo cinematográfico do Sonic não param. Além do aguardado filme do Sonic 3, projetos como a série spin-off do Knuckles, já conectada à história de Silver e Iblis, e possíveis sequências com Shadow e outros personagens icônicos estão sendo discutidos.

Entre as teorias, destaca-se:

  • Metal Sonic: Uma cena pós-créditos pode introduzir sua origem, ligada ao DNA do Sonic, como já indicado pelo arco do Dr. Robotnik nos filmes anteriores.

  • Mobius: O retorno ao planeta natal do Sonic, que poderia abrir espaço para uma série animada 100% focada nesse universo.
  • Shadow e os Black Arms: Com a introdução de Shadow, a saga dos Black Arms parece inevitável. Jeff Fowler, diretor da franquia, já trabalhou no jogo Shadow the Hedgehog e pode querer adaptar essa história épica para as telas.

Datas e Expectativas

O filme estreia em 25 de dezembro no Brasil, mas a partir de 19 de dezembro, países como os EUA já terão exibições. Embargos críticos até essa data sugerem que segredos importantes estão sendo guardados.

Cenas Pós-Créditos: Duas Garantidas

É oficial: Sonic 3 terá múltiplas cenas pós-créditos. Fãs esperam revelações impactantes, incluindo ganchos para spin-offs e possíveis aparições de Amy Rose, Silver e até novos vilões.

A Estratégia da Paramount

A Paramount está apostando alto no Sonic como seu próprio universo cinematográfico, rivalizando com franquias como DC e Marvel. Com filmes, séries e spin-offs planejados, é evidente que o ouriço azul e seus amigos têm um futuro brilhante nas telonas e nas plataformas de streaming.

E você? O que acha que o filme do Sonic 3 está reservando para os fãs? Será que veremos Cream, Metal Sonic ou até mesmo Mobius? Deixe suas teorias nos comentários!

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Games

Digital Circus Episódio 4 – VAZOU IMAGEM que REVELOU TUDO?!

Uma nova imagem do Amazing Digital Circus foi revelada, trazendo informações bombásticas sobre o próximo episódio. Não apenas respondemos algumas perguntas que estavam na cabeça dos fãs, mas também surgiram novas teorias e dúvidas que podem mudar o rumo da história! Se você está pronto para ver como tudo vai pegar fogo no episódio 4, prepare-se, porque a treta está garantida.

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Ah, Então É Isso Que Você É? – Novidades Explosivas Sobre o Episódio 4 do Circo Digital!

Uma nova imagem do Amazing Digital Circus foi revelada, trazendo informações bombásticas sobre o próximo episódio. Não apenas respondemos algumas perguntas que estavam na cabeça dos fãs, mas também surgiram novas teorias e dúvidas que podem mudar o rumo da história! Se você está pronto para ver como tudo vai pegar fogo no episódio 4, prepare-se, porque a treta está garantida.

Duas Histórias, Um Grande Conflito

O episódio promete focar em duas narrativas principais: Pomni explorando NPCs antigos, incluindo um retorno inesperado de Gloink, e Gangle liderando uma aventura inusitada no “McDonald’s do Circo Digital”. Surreal, né?

A revelação da ideia da Gangle é intrigante. Ela teria sugerido o conceito de um fast-food mágico, onde o caos começa com o “Studentsy” – um restaurante temático no mundo do circo. Curiosamente, a ideia de Gangle pode ter sido “forçada” por Zooble, que teria colocado a sugestão na famosa caixa de ideias. Isso explica a participação relutante de Caine, que precisa lidar com uma história que não foi criada por ele.

Personagens em Destaque e Suas Mudanças

  • Gangle: Pela primeira vez, Gangle assume um papel de liderança, mostrando que suas ideias podem impactar toda a equipe. Sua relação com a máscara de felicidade e tristeza pode simbolizar uma crítica à luta por autoaceitação.
  • Jax: Totalmente frustrado com a situação, Jax aparece em closes hilários, vestido de hambúrguer. Sua irritação dá o tom cômico ao episódio, mas também levanta questões sobre sua relação com os outros personagens.
  • Zooble: Aparece com um novo visual e demonstra grande apoio a Gangle. Parece ser a força motivadora por trás da aventura.
  • Pomni: Enquanto tudo isso acontece, Pomni continua sua busca por bugs e possíveis saídas, desta vez com a ajuda de Gloink, um NPC misterioso que pode trazer respostas cruciais.

Teorias Sobre o Episódio 4

  1. O Fast-Food e o Mundo Real
    O conceito do restaurante parece refletir as frustrações de Gangle, sugerindo que sua vida real talvez seja marcada por subempregos e uma visão limitada de sucesso. Isso dá profundidade emocional ao episódio.
  2. Bugs e Falhas no Sistema
    A introdução de NPCs em um ambiente tão caótico pode causar sobrecarga no sistema do circo, resultando em glitches e falhas que levam a descobertas inesperadas. Isso conecta diretamente com a busca de Pomni por uma saída.
  3. O Papel de Caine
    Como Caine não tem controle sobre essa aventura, pode ser o episódio onde vemos suas limitações. Se ele não consegue lidar com o caos, será que isso expõe a fragilidade do sistema em que vivem?

Por Que Esse Episódio Será Tão Importante?

O episódio 4 promete trazer uma mistura de humor, drama e pistas sobre os segredos do Circo Digital. Será que o caos do Studentsy vai revelar informações cruciais para a saída? Ou tudo vai dar errado de forma espetacular?

Aguarde, porque o episódio 4 está vindo com tudo – e Jax vestido de hambúrguer é só a cereja no topo do bolo!


📢 Diga aí nos comentários: O que você achou dessas revelações? Qual a sua teoria sobre o episódio 4?

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