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Na altura da PlayStation 2, maior parte dos shooters seguia uma estrutura muito simples, na medida em que tinham de passar por níveis lineares de forma a aniquilar os adversários e derrotar os bosses. Este género progrediu um bocado até aos dias de hoje, com títulos do estilo Uncharted e Gears of War, e agora este Strange Brigade almeja levar-nos de volta à fórmula simplista dos shooters de outrora, e ainda podem juntar três amigos para vos acompanharem.

É verdade que Strange Brigade tem o cariz de um jogo que poderia existir na PS2 – tal como Rogue Trooper Redux, também da produtora Rebellion – mas estamos certamente perante um jogo PS4, como podem ver pelo grafismo. O título segue um grupo de quatro aventureiros que pretendem aniquilar uma antiga força do mal no Egito, pelo que os cenários que vamos atravessar são primorosos, sejam eles ruínas a cair aos bocados, ou selvas luxuriantes.

Strange Brigade é passado nos anos 30 e segue o quarteto de personagens, as quais foram reunidas para combater os poderes de Seteki, a rainha-bruxa. Como tal, tudo parece saído de um velho filme de imagem granulada, que regista a nossa jornada por terras misteriosas. Cutscenes a preto e branco antecedem os níveis, e o melhor de tudo é o narrador tipicamente britânico que nos providencia com os detalhes antes de avançarmos em frente. É difícil um jogo ser genuinamente cómico, mas a Rebellion imbuiu este narrador de excentricidade sem se tornar irritante, e as coisas que diz são de outro mundo.

Cada nível desta aventura épica é um capítulo contido em si próprio e, como tal, tem estatísticas que lhe são inerentes e também os seus coletáveis, pelo que vão ficar desesperados no fim de um nível quando virem quantos vos passaram despercebidos. Vão encontrar seis estátuas de gatos azuis, as quais precisam de atingir de forma a abrirem uma porta que dá acesso a um tesouro no final do nível, bem como relíquias e demais parafernália que vão fazer as delícias de todos os jogadores que insistem em apanhar tudo. Tal como noutros jogos do género arcada – como Devil May Cry – recebem uma pontuação no final do nível de acordo com o quão expeditos foram a despachar monstros, o que é uma boa mecânica no que diz respeito à longevidade.

Por falar em monstros, estes tornam-se cada vez mais difíceis com a progressão da vossa aventura; ao princípio começam com uns quantos mortos-vivos que caem a cada bala que disparam, mas depressa vão lidar com escorpiões gigantes, minotauros, atiradores de lança, e rufias que se teletransportam só para vos chatear. Isto sem falar nos bosses que Seteki insiste em invocar, e nas hordas de inimigos que vão ter de enfrentar de forma a avançarem.

Mas não se preocupem, há várias formas de lidar com estas criaturas – vão ter à vossa disposição um autêntico arsenal, como carabinas de longo alcance, espingardas e muitas outras mais que vão poder desbloquear com o ouro acumulado. Além disso, podem contar com uma pistola, uma granada à vossa escolha e uma habilidade – que vos é conferida através de um amuleto sobrenatural – que vos permite utilizar determinados poderes, como fazer explodir inimigos uma vez acumulada energia suficiente.

E como se todo esse poder de fogo não fosse suficiente, existem também armas especiais que podem encontrar em baús espalhados pelos níveis, como bestas que disparam explosivos e espingardas muito mais poderosas do que as normais. Podem também apanhar gemas que conferem certas vantagens às vossas armas, como danos extra nos tiros na cabeça, ou engolfar inimigos em chamas.

Utilizar as armas ao vosso dispor é extremamente divertido, pois os disparos têm o peso adequado e são responsivos, especialmente ao escutarem o barulho causado por um tiro certeiro na cabeça. Na verdade, são os pequenos detalhes em Strange Brigade que realmente enaltecem a ação, como as mãos na margem do ecrã que indicam a proximidade de inimigos e os pequenos miados que ouvem quando os coletáveis dos gatos azuis estão por perto.

Talvez a ação mais satisfatória seja despoletar armadilhas, sejam estas lâminas que saem disparadas de forma a cortar os mortos-vivos, barris que explodem ou machados balançantes que talham os adversários. Todas estas coisas conferem-vos pontos, e dar cabo de nove mortos-vivos com uma única armadilha é um momento que nunca mais vão esquecer, especialmente tendo em conta que lá mais para a frente na aventura os inimigos mais fortes precisam de uma chuva de chumbo até caírem.

Mas nem tudo tem que ver com balas e mortes no mundo de Strange Brigade, dado que existem muitos puzzles que vos deixam a coçar a cabeça. Maior parte destes têm que ver com símbolos numa porta e procurar por uma sequência para os ativarem, mas encontram também desafios como os de BioShock onde tinham de unir canos de forma a deixar atravessar a água. Não são muito difíceis, e fazem parte de toda esta ambiência de início do século XX, para além de serem mais uma vertente a ter em conta para os jogadores que procuram completar tudo.

Talvez o aspeto mais importante em Strange Brigade seja que tudo o que descrevemos em cima pode ser desfrutado por quatro jogadores. È um misto de cooperação e competição, pois embora vocês e os vossos três amigos colaborem de forma a desmantelar todos os perigos que Seteki vos lança, por outro lado vão estar a pensar quantos pontos e ouro vão conseguir obter no final do nível. Será que vão deixar o grupo – quando este luta pela vida – para procurar por saque? Fica ao vosso critério. Talvez uma armadilha caia sobre os vossos parceiros? Quem sabe?

Tudo isto nos fez lembrar a diversão cooperativa que tivemos em Left 4 Dead e, como será de esperar num jogo deste estilo, precisam de um elenco carismático. Aqui, encontramos quatro personagens diversas, cada qual com personalidades distintas, histórias de vida, sotaques e habilidades, por isso há um pouco de tudo à escolha.

Para além da campanha onde têm de derrotar Seteki, encontram dois outros modos. Um consiste em derrotar hordas de inimigos ao mesmo tempo que usam o vosso ouro para obterem armas maiores e melhores, e no outro vão ter de acumular o maior número de pontos possível segundo um limite de tempo, ao utilizarem armadilhas e o que estiver à vossa disposição.

Embora tudo isto nos tenha deixado com um sorriso na cara, encontrámos também certas falhas. Algumas têm que ver com a movimentação da personagem, como ficarmos presos por vezes em pequenos objetos do cenário, ou a pequena e inexplicável pausa que a nossa personagem faz após uma manobra de evasão. Vale a pena sublinhar que é uma questão de sorte o local para onde o item que lançaram vai parar – caso não estejam a carregar no botão para lançar um objeto manualmente – pois tanto pode aterrar no sítio pretendido, como muito mais à frente.

Mas não deixem que estes pequenos inconvenientes vos iludam, pois Strange Brigade é um shooter extremamente divertido. É simples na sua essência e é aí que assenta o seu charme, dado que vocês e os vossos amigos podem concentrar-se nos tiros e na pilhagem, que é tudo o que realmente interessa. Não chegámos a sentir falta de todos os adornos dos jogos de hoje, porque estávamos concentrados nos mortos-vivos e aconselhamos a todos esta visita memorável ao Egito para testemunharem por vós próprios a diversão que está em oferta.

Strange BrigadeStrange Brigade

Créditos , gamereactor – link original https://www.gamereactor.pt/analises/374783/Strange+Brigade/?rs=rss

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Kirby Air Riders pode ser o melhor jogo do Nintendo Switch 2 até agora

A Nintendo está apostando alto em Kirby Air Riders, um dos jogos mais aguardados do ano para o Nintendo Switch 2. Diferente de tudo o que vimos recentemente, o título traz o carismático Kirby em uma corrida insana que promete ser a verdadeira cara da nova geração da Nintendo.

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A Nintendo está apostando alto em Kirby Air Riders, um dos jogos mais aguardados do ano para o Nintendo Switch 2. Diferente de tudo o que vimos recentemente, o título traz o carismático Kirby em uma corrida insana que promete ser a verdadeira cara da nova geração da Nintendo.

Mas esqueça os carros de Mario Kart: aqui os veículos são bem diferentes. Os jogadores vão correr usando as famosas estrelas do Kirby e outros veículos retirados diretamente dos jogos principais da franquia.

A jogabilidade também traz novidades: a aceleração funciona quase como um botão de pulo, enquanto o analógico é usado para controlar o ângulo da estrela (ou de outros veículos), deixando as corridas ainda mais caóticas e divertidas.

E claro, sendo um jogo do Kirby, não poderia faltar a sua habilidade de engolir inimigos — e até outros jogadores — para copiar poderes especiais.

Esses poderes podem ser usados dentro das pistas, que prometem ser completamente insanas, cheias de cores e com gráficos que realmente mostram a potência do Switch 2.

Além das corridas tradicionais, Kirby Air Riders também terá um modo arena, com elementos de mundo aberto. Nesse modo, será possível coletar upgrades, participar de minigames e entrar em desafios extras, adicionando ainda mais variedade ao jogo.

O título é uma sequência espiritual de Kirby Air Ride, lançado no GameCube, que acabou ficando esquecido por muita gente. Agora, quase 20 anos depois, Kirby está de volta às corridas em grande estilo, marcando o primeiro jogo de corrida da nova geração da Nintendo.

Com toda essa inovação, jogabilidade diferenciada e a fofura característica do nosso herói rosa, não é exagero dizer que Kirby Air Riders pode ser o melhor jogo do Switch 2 até agora.

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SONIC MANIA 2 Existiu, Mas Nunca Será Lançado – A Verdadeira História

Sonic Mania completou aniversário recentemente, e junto com isso surgiu uma bomba para os fãs: a primeira imagem oficial de um protótipo de Sonic Mania 2, o jogo que nunca verá a luz do dia. Pode parecer triste ou até curioso, mas é real. O título chegou a entrar em produção, mas foi cancelado antes de sair do papel por diversos motivos.

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Sonic Mania completou aniversário recentemente, e junto com isso surgiu uma bomba para os fãs: a primeira imagem oficial de um protótipo de Sonic Mania 2, o jogo que nunca verá a luz do dia. Pode parecer triste ou até curioso, mas é real. O título chegou a entrar em produção, mas foi cancelado antes de sair do papel por diversos motivos.

Alguns acreditam que houve conflitos durante o desenvolvimento, enquanto outros dizem que a SEGA preferiu apostar em outro projeto: Sonic Superstars, desenvolvido por veteranos da franquia clássica. O fato é que existe uma história interessante por trás de tudo isso – e é sobre ela que vamos falar.


A Primeira Imagem de Sonic Mania 2

A imagem que veio a público mostra uma fase inspirada na Austrália, com um Badnik em forma de canguru. Ela foi publicada por Christian Whitehead, desenvolvedor que liderou o projeto original de Sonic Mania e que tem uma longa trajetória na cena de fangames e hacks de Sonic.

O mais curioso é que essa arte não é pixelada como no primeiro jogo. Em vez disso, o visual é em 3D com jogabilidade em 2.5D, lembrando muito o que a Nintendo fez com New Super Mario Bros. até chegar em Super Mario Bros. Wonder. Isso indica que a ideia do jogo era trazer um Sonic clássico, mas com uma roupagem moderna.


O Sucesso de Sonic Mania

Para entender melhor: Sonic Mania surgiu após anos difíceis para o ouriço. Jogos como Sonic Lost World e Sonic Boom foram duramente criticados, e a SEGA precisava resgatar a confiança dos fãs.

Em 2017, Sonic Mania chegou como um verdadeiro revival, trazendo a jogabilidade clássica do Mega Drive com fases inéditas e remixes de estágios antigos. O sucesso foi imediato. O jogo vendeu bem, ganhou a expansão Sonic Mania Plus e até uma edição de colecionador icônica.

Então surge a pergunta: se deu tão certo, por que não tivemos uma sequência?


O Cancelamento de Sonic Mania 2

As informações indicam que houve um impasse. Parte da equipe queria experimentar algo 3D, enquanto a SEGA preferia manter o Sonic clássico apenas no 2D. Além disso, o modelo de negócios não favorecia muito os desenvolvedores, já que Sonic Mania era vendido por um preço bem acessível, gerando mais lucro para a SEGA do que para o time responsável.

O resultado foi o cancelamento do projeto. Mas o trabalho não foi totalmente perdido.


Do Protótipo ao Penny’s Big Breakaway

Muitas ideias de Sonic Mania 2 foram reaproveitadas em outro jogo: Penny’s Big Breakaway. Se você olhar a direção de arte, as cores e até o estilo dos personagens, vai perceber semelhanças diretas com a tal imagem do protótipo.

O jogo é totalmente original, mas carrega a alma do que poderia ter sido um Sonic clássico em 3D. Em vez do ouriço azul, temos uma protagonista que usa um ioiô cósmico para enfrentar inimigos e atravessar cenários coloridos cheios de vida.


O Que Veio Depois

No fim, a SEGA apostou em outro caminho com o lançamento de Sonic Superstars. Apesar de bonito, o jogo recebeu críticas mistas – muitos acharam divertido, mas não tão impactante quanto Sonic Mania foi em 2017.

Hoje, resta apenas imaginar o que teria acontecido se Sonic Mania 2 tivesse sido lançado. A imagem do protótipo serve como lembrança de um projeto que poderia ter mudado o rumo do Sonic clássico.


Sonic Mania 2 existiu, mas nunca será lançado. Parte de suas ideias sobrevive em Penny’s Big Breakaway, e outra parte acabou influenciando Sonic Superstars.

E aí, você gostaria que o jogo tivesse sido concluído? Acha que teria superado o original?
Deixe seu comentário e vamos conversar sobre essa história que mexeu com o coração dos fãs de Sonic.

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